Com o aparecimento da internet na década de noventa, a conexão entre as pessoas ficou mais fácil e surgiram as Redes Sociais. Entretanto, o uso abusivo desta ferramenta tem causado muitas doenças psíquicas naqueles que ficam horas no teclado do celular ou computador.
Os consultórios dos psiquiatras e psicólogos vivem lotados, na maioria jovens que procuram alívio para sua insônia, depressão, ansiedade e até vontade de suicidar. Com a pandemia do novo Coronavirus, essa situação foi agravada pelo isolamento social e, por isso, as pessoas passam seus dias no mundo virtual.
A realidade virtual cria seu próprio ambiente, totalmente novo e independente do mundo real. A superexposição à aplicativos, jogos e redes sociais, podem causar dependência psíquica. Outro ponto maléfico que a internet pode trazer para a vida social das pessoas é o isolamento.
Os perigos da mídia que afetam a nossa saúde mental são principalmente as notícias falsas, campanhas de ódios, preconceitos, agressões verbais e assédios. O mundo virtual é tão perigoso quanto o mundo real!
Infelizmente, qualquer um de nós pode ser vítima de criminosos, virtuais ou não. A segurança no mundo virtual é igual à vacina, umas pegam, outras não.
O mundo real tem suas vantagens como entretenimento, comodidade, facilidade de comunicação com outras pessoas. No mundo real nascemos, crescemos, vivemos e morremos, com perdas físicas e materiais e com as conquistas que nos dão muitos prazeres.
Virtual significa excelência, eficácia e, em tempos de pandemia, é mais importante que o mundo real.
Eu precisei sair de casa após quinze meses para no mundo real, e verifiquei que a minha cidade estava moderna e bonita. Quando existe uma interação entre o mundo real e o virtual, isso não produz tanta psicopatia.
No mundo real sempre falamos “a verdade”, enquanto a mentira faz parte da vida virtual, e isto está provado cientificamente. Quando um jovem de dezoito anos fala que está preocupado com o aquecimento global, estaremos provavelmente frente a uma mentira, ou a um sinal de grave distúrbio psiquiátrico.
No mundo real as pessoas procuram sempre agradar e angariar simpatias vendendo “verdades”. Já no mundo virtual a mentira é escancarada, vejam as postagens de certos políticos.
Os grupos sociais pregam o fim da democracia. Um dia poderá acontecer, mas não nestes próximos séculos, pois na vida real tudo acaba um dia.
O assunto do mundo real e virtual é presente. Vamos prestar atenção nos seus desdobramentos e seus reflexos na sociedade contemporânea.
Gabriel Novis Neves
10-07-2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.