terça-feira, 6 de julho de 2021

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA


Ao contemplar um ano de vida, recebi do meu avô materno Alberto Novis, Médico e primeiro otorrinolaringologista de Cuiabá, uma pequena escova de dentes.


Este fato me foi revelado anos depois, pois quando rapazola ele me chamou no seu escritório, no dia do meu aniversário, para mostrar-me aquilo que ele tinha escrito como memória da visita que fez ao neto, no meu primeiro aniversário, incluindo a descrição do amável e útil presente.


Vovô tinha o hábito de escrever um diário, onde descrevia os fatos mais importantes e de relevo pessoal ocorridos nos dias que anotou. 


Utilizava para isso um enorme caderno de capa dura e preta, instrumento indispensável dos antigos “guarda- livros”.


Possuía várias dessas relíquias, que com o tempo foram se perdendo e hoje não temos nenhum desses livros guardados.


Estava escrito que no dia 6 de julho de 1936, o meu avô Alberto "foi visitar o seu netinho que completava um ano de idade, e lhe entregara como presente uma pequena escovinha para dentes de leite”.


Na vida tenho recebido muitos presentes que foram transformados em vitórias, principalmente quando penso no enorme patrimônio familiar afetivo já na sua terceira geração.


Tenho que ter gratidão ao muito que tenho recebido, e cada vez mais me apego a esta saudável constelação familiar, fortemente consolidada.


Filhos, netos e bisnetos neste emaranhado de emoções me reabastecem de energias todos os dias, para chegar e como cheguei a uma idade tão distante daquela escovinha de dentes.


Apesar de certas derrotas que a vida nos impôs, desfalcando o nosso time familiar, ainda continuo me esforçando para não demonstrar “cansaço”.


Não pretendo ser egoísta de acompanhar minha terceira geração chegar à maturidade, pois essa idéia seria simplesmente desumana.


Na contabilidade da vida, tenho certeza que devo muita gratidão a todos que me ajudaram chegar até aqui.


Estou preparado para assistir esse filme que é a vida, até o seu final feliz, no meu caso.


Me desvio pensando na estatística, onde a média de longevidade da minha família é de noventa anos.


Essas festas de santos que evolvem o dia do meu aniversário, com certeza me garantirão paz, felicidade e percepção no avanço de mais um pouquinho das minhas compreensíveis ambições.


Gabriel Novis Neves

06-07-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.