quarta-feira, 29 de junho de 2022

ÚNICA HOMENAGEM


Encontrei um velho álbum com fotos da minha família, quando os meus pais ainda eram vivos.


Nessas ocasiões aquela coisinha que às vezes temos guardado no fundo do coração, passa a nos incomodar.


Recordei, com auxílio dos meus irmãos, da única homenagem que o meu pai recebeu.


Após fechar o bar, verdadeiro centro de vivência da Cuiabá antiga, depois de cinquenta anos de atividades e pioneirismo nessa área do comércio, recebeu o reconhecimento da sua atividade profissional.


Foi da Associação Comercial de Cuiabá (ACC) onde ele foi um dos fundadores.


O Presidente da ACC empresário Joel Bulhões, acompanhado do acadêmico e empresário Arquimedes Pereira Lima, lhe entregou a honraria na sua casa da rua do Campo.


Era uma pequena placa banhada de prata com os dizeres de agradecimentos da ACC em caixa azul com seda na parte interna.                        


O Bugre fez questão de convidar os garçons que o acompanharam para compartilharem da festa.


E lá estavam o Paulo, Quindú, Domingos.


A solenidade foi simples como a vida tranquila do meu pai.


Minha mãe emocionada ficou encarregada de retribuir a gentileza.


Ele nos deixou há quarenta anos e para perpetuar a sua passagem por aqui, honramos os seus ensinamentos morais e éticos.


Celebramos também todos os anos a festa de São Pedro, no dia 29 de junho.


Antigamente nesse dia, meu pai retirava a imagem de São Pedro do Oratório da minha casa, e em procissão levava o Santo até a Igreja, onde uma missa era celebrada.


No retorno era oferecido aos parentes e amigos o chá com bolo.


À noite fogueira, com fogos de artifícios, balões, cantos, danças e brincadeiras típicas das festas juninas, salgadinhos, bolos e doces da região, para a alegria das crianças e adultos.


Hoje, essa festa ficou resumida a uma reza, cânticos, hinos, chá com bolo e uma imensa saudade.


Cada ano é realizada na casa de um filho ou neto do casal Novis Neves, podendo a cerimônia religiosa ser assistida virtualmente, via link.


Essa tradição teve o seu início logo após o casamento do meu pai em 1934, ideia da minha mãe Irene, muito religiosa.


O Bar Moderno, que ficou conhecido como o bar do Bugre, apelido de Olyntho Neves, foi inaugurado em 29 de junho de 1920, dia que se comemora São Pedro, que passou a ser o santo Padroeiro da Família Novis Neves.


Ganhei do meu querido amigo Dr. João Cunha, o blog do Bar do Bugre, para contar histórias da cidade que ele tanto amou.


Muitas crônicas escrevi, e publiquei no meu blog, para não deixar no esquecimento, personagens que fizeram parte da história da Cuiabá antiga.


É por esse blog do Bar do Bugre, que sua cidade lembra do comerciante correto que durante cinquenta anos de trabalho honrou a ética, e bem educou os seus nove filhos.


As honrarias que recebo, sei que são para o “pai da Universidade”!


Confesso que gostaria de socializar essas homenagens com os meus pais, que me conduziram para a estrada de bem servir à coletividade.


Gabriel Novis Neves

17-06-2022

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.