sexta-feira, 10 de junho de 2022

PADARIA LATORRACA


Ficava na rua de Baixo a poucos metros da minha casa, e foi a primeira padaria que conheci.


Ocupava uma casa residencial, adaptada para receber o forno de lenha de fazer pães.


Seu proprietário era migrante italiano, e seus vizinhos, árabes, italianos, portugueses e armênio, todos donos de lojas de roupas, tecidos, sapatos, chapéus, materiais para construção civil, livraria, gráfica, adereços para o carnaval e estúdio fotográfico.


Latorraca, Mutran, Ayoub, Mansur, Bumlai, Malouf, Orlando, Scarcelli, Laraya, Pécora, Hugueney, Cabral, Papazian, e tantos outros migrantes com comércios na rua 13 de Junho.


Todos os dias, após deixar o bar, meu pai passava na Padaria do Latorraca e trazia dois ou três enormes pacotes de papel, cheios dos mais variados tipos de pães.


Meu pai não tinha o hábito de jantar, que era substituído por um super lanche, que compartilhava com a minha mãe e a filharada, que simplesmente adorava.


Criança de um modo geral não gosta de comida de sal, e aqueles pãezinhos quentes com manteiga Aviação fazendo sanduiche de presunto, mortadela, salaminho, salsichas, queijo prato, queijo branco eram uma tentação.


Todos nós éramos magrinhos e abusávamos dos carboidratos.


Meu pai era o único que gostava da grossa nata de leite fervido, e que vinha da chácara do senhor Mário Esteves conduzido em latões lá do Grande Terceiro por carroças puxadas por burros, animal predileto para esse tipo de transporte.


Com a última grande enchente do rio Cuiabá em 1974, a chácara desapareceu, como grande parte dos bairros ribeirinhos.


A barragem do Rio de Manso, inaugurado em 2000, evitou o transbordamento do Rio Cuiabá.


O copo de grosso vidro mais alto que tínhamos para servir água, meu pai enchia com a nata do leite, jogava açúcar e misturava bem para saborear com os pães e as iguarias que trazia do bar.


Até hoje gosto de pães e quando criança tinha predileção pelo pão canhão e mandi!


O pão mandi de agora, acho diferente daquele da minha infância, comprado na Padaria do seo Latorraca, e o pão canhão de três gomos não sei se fabricam mais em Cuiabá.


Com essas lembranças, saboreio aqueles restos de nuvens tão distantes do mundo das minhas recordações.


Gabriel Novis Neves

06-06-2022

Vicente Latorraca e esposa, D. Zulina
(Foto do acervo de Francisco Rocha)

Prédio da antiga Padaria Latorraca
(Foto do acervo de Francisco Rocha)

Nota para o consumdor 
(Foto do acervo de Francisco Rocha)


Padaria Comunitária de Cuiabá “Vicente Latorraca” atende a alimentação de jovens, crianças e adultos, integrantes dos programas sociais cuiabanos, em atividade há sete anos no bairro Jardim Florianópolis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.