quarta-feira, 1 de junho de 2022

QUARTA DOSE


Acabei de receber a quarta dose da vacina contra o Covid 19 no Postinho de Saúde do Despraiado.


As duas primeiras foram da AstraZeneca e as duas últimas da Pfizer.


Assim mesmo fui acometido do Covid em janeiro deste ano de forma leve.


Minha carteira de vacinação, pelo menos por quatro meses, quando cai a imunidade contra o Covid, está em dia.


Em outubro é que vou saber se a Organização Mundial da Saúde, já tem uma dose pelo menos suficiente para nos proteger por um ano.


Essas vacinas estão sendo administradas em “doses homeopáticas”, pois os cientistas desconhecem ainda a sua cura.


Também já me vacinei contra a pneumonia e influenza (gripe) estando assim tecnicamente protegido das infecções virais mais usuais.


Vou dedicar toda a minha atenção para um problema de saúde pública, que acomete toda a população mundial, especialmente a nossa cidade, que é o aumento de peso corporal.


Ainda bem que para a obesidade existe tratamento, sendo necessária também muita força de vontade.


De um modo geral a nossa população se preocupa com a hipertensão, diabetes e artrose, esquecendo-se da obesidade.


Conversando com um ortopedista ele me apresentou dados contundentes nas cirurgias efetuadas em idosos e gordinhos.


De cada três idosos que são vítimas de quedas com fraturas e vão para o centro cirúrgico, um é operado ficando sem sequelas.


O segundo se recupera com sequelas, e o terceiro morre de complicações causadas pelo excesso de peso.


A crendice popular diz que o que mata velho é queda, caganeira ou catarro.


As fraturas são causadas pelas frequentes quedas, diarreias como sinal de infecções intestinais não controladas e pneumonias produzindo o catarro.


Nas vezes que me internei em hospitais, logo na admissão ganhei uma pulseirinha que só retirei no dia da minha alta, com a alerta de “paciente com risco de queda” escrita nela.


“Comida forte” e “vento nas costas” são outros dos principais inimigos dos velhos.


Procuro de todos os modos, a fugir “daquele dia” que já está escrito e não sabemos.


Enquanto isso, leio que a “varíola do macaco” já chegou no Brasil globalizado.


Gabriel Novis Neves

30-05-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.