sábado, 25 de setembro de 2021

AS TRÊS FOTOGRAFIAS


O meu Editor me enviou “As três fotografias”, uma das mais lindas crônicas do saudoso multimídia pernambucano Antônio Maria, ou simplesmente Maria. Compreendi o gesto do meu amigo, que no fundo gostaria de me ensinar a escrever,  e não simplesmente encher com palavras a tela do computador.


Acompanhei a vida profissional de Antonio Maria como locutor esportivo da velha Mayrink Veiga, dos programas de auditório do rádio e televisão, dos jornais, revistas e suas composições de amor. Todas as noites ele estava em boates da zona sul do Rio escrevendo sobre seus personagens. Dormia muito pouco, fumava e bebia mais do que permitia seu frágil coração.


Naquela época não existia a internet,  e Maria deixava seus escritos para chegar às redações dos jornais no último momento permitido para publicação no dia seguinte, deixando “louco” o funcionário responsável pelo recolhimento dos trabalhos deste grande escritor.  Seus escritos eram feitos na sua velha máquina de escrever do quarto que vivia em hotel de Copacabana.


Maria foi um grande gozador da vida, que viveu intensamente, sofreu de amores traduzidos em canções como “Ninguém me ama” e Menino Grande, cantadas por Nora Ney. Compôs com os mais diversos parceiros sambas-canções, valsas e forrós, gravados pelos famosos artistas da época. Era um sábio autodidata, que começou a trabalhar aos 17 anos.


Seu vasto currículo não cabe no espaço de uma simples crônica,  e foi publicado em livro pelo historiador Joaquim Ferreira, seu biógrafo. 


Antônio Maria Araújo de Morais estaria completando neste ano o seu centenário, permanecendo vivo e atual em nossas memórias. Morreu prematuramente aos 43 anos de idade,   sozinho em uma madrugada na mesa de uma boate em Copacabana de infarto agudo do miocárdio.


Vou ler e reler as crônicas de Antônio Maria, um dos maiores cronistas brasileiros do século XX, para satisfação do meu Editor, leitores e de mim mesmo.


Gabriel Novis Neves

20-09-2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.