domingo, 15 de dezembro de 2013

Necessidade

Às vezes temos necessidade de demonstrar aos outros sentimentos que não são verdadeiros - a chamada mentira social, tão consumida hoje em dia.
Como dizem os poetas, os desencantos se acumulam e viram um pote de mágoas.
Como esquecer as dificuldades da maioria da nossa população para conseguir o pão de cada dia, quando frequentamos lugares de esbanjamentos?
O pacto da mentira não agrada ninguém, apenas ajuda a empurrar avida, sorrindo quando não se está a fim, ou usando a máscara da felicidade que, na verdade, é a máscara da mentira.
Os menos especulativos julgam essa percepção, onde o “ser” é sempre muito mais importante que o “parecer ser”, como estado depressivo, e não, desconforto pelas injustiças sociais.
O mundo, neste momento, reverência um dos maiores heróis da nossa história contemporânea, que nos deixou aos 95 anos de idade.
Será que o Nelson Mandela sempre foi aceito como herói? Claro que não! Por mais de duas décadas ficou em cárcere, dormindo no chão e recebendo uma visita anual.
Nessa época era considerado baderneiro pelas maiores potências mundiais.
Ao sair da prisão, sem ódios ou intenções de revanchismo, libertou o seu povo da humilhação e dominação inescrupulosa, transformando-se em um dos maiores pacificadores da história, recebendo o Prêmio Nobel da Paz.
Mandela conseguiu tirar da vida o que ela tem de mais bonito, que é a possibilidade de trocas afetivas entre pessoas.
Os inconformados com as injustiças sociais, e sem possibilidades de serem agentes de transformações, mentem que são felizes quando estão alegre, alegria essa, na maioria das vezes, provocada por agentes químicos.
A felicidade, sem as máscaras socialmente necessárias em certas ocasiões, só será possível quando todos forem tratados como iguais.
Quando as oportunidades forem as mesmas para o pobre e para o rico. Quando não reinar a impunidade e a corrupção.
Ah! Como é difícil ser feliz!
Infelizmente, vivemos num mundo de necessidades emocionais com presentes ausentes.

Gabriel Novis Neves
07-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.