domingo, 22 de dezembro de 2013

OPERAÇÃO

A Polícia Federal, para a nossa tranquilidade, está “operando” mais que cirurgião de plano de saúde, que ganha por produtividade.
O que me encanta nesse trabalho de limpeza ética é a alta criatividade para batizar as famosas operações.
Frequentemente consulto o Google para entender o título da operação e o motivo da sua escolha.
A nossa Polícia Federal, além de possuir um excelente quadro de técnicos multidisciplinares, cuja entrada na instituição se faz por concurso público, tem também um departamento de notáveis historiadores.
Neste momento existe no Brasil uma série de operações sendo realizadas, todas com nomes próprios.
No nosso Estado uma corajosa operação, que atende pelo nome de Ararath, investiga a própria Justiça Federal.
Com que eficiência e cautela são desencadeadas essas operações! Às vezes, levam anos de investigação para serem operacionalizadas, pois não podem falhar - sob pena de desmoralizar o conceito do órgão federal.
Em termos de aprovação popular, sem dúvida alguma, a Polícia Federal é a instituição que contabiliza o maior número de pontos positivos.
Todos são iguais perante a lei, é o seu lema.
Não é fácil para um cirurgião cortar a sua própria carne, embora recentemente tivemos oportunidade de ver imagens de um cirurgião se auto-operando.
A nossa descrente população dos “sem nome e sobrenome” estava ávida de justiça que atingisse os ditos cidadãos de primeira classe, até então inalcançáveis pelas leis.
Essas operações fizeram ressurgir uma chama de esperança por um país mais justo e para todos.
Mas, por que o nome de Ararath a esta operação que tantos aplausos receberam da opinião pública?
Ararath é um morro que fica na Turquia, onde se acredita ficou ancorada a Arca de Noé.
Arca de Noé foi o nome da operação da Polícia Federal desencadeada nesta cidade há mais de dez anos com o objetivo de desmontar o “crime organizado”, fortemente implantado e com poder de decisão política.
Houve, à época, denúncia do Procurador da República ao juiz Federal, que acionou a Polícia Federal para cumprir a lei.
Prisões foram realizadas, e o chefe da organização criminosa condenado e trancafiado em presídio de segurança máxima fora do Estado.
Os crimes contra o patrimônio da União continuaram. As denúncias, após longa análise, deram origem a Ararath, que significa continuação da “Arca de Noé”, agora com os seus exploradores no cume do monte.
O momento é de surpresa pela quantidade de pessoas de “nome e sobrenome” envolvidas no ato criminoso. O topo do monte é um simbolismo com o topo do poder corroído por procedimentos não republicanos.
Aguardemos o final desses acontecimentos moralizadores para comemorarmos a implantação da tão esperada justiça social, sem a qual não haverá a desejada paz.

Gabriel Novis Neves
28-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.