sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

CORDÃO UMBILICAL

O simples ato de cortar o cordão umbilical logo após o parto, não significa, necessariamente, que isso tenha ocorrido no plano emocional.
Na verdade, os fortes laços umbilicais permanecem por toda a vida, pelo menos por parte dos progenitores.
Os filhos, felizmente, como em toda a espécie animal, procuram se desvencilhar deles o mais rápido possível, o que, aliás, é muito saudável.
Em algumas espécies, quando isso não acontece, as fêmeas se mostram até agressivas com as suas crias. Nós, por distorções culturais, adiamos, em muito, essa dependência desastrosa.
Alguns pais, vítimas das carências da vida, vão ao contrário, estreitando esses laços pela vida afora, em detrimento de um perfeito desenvolvimento dos seus filhos.
Não se apercebem que esses foram gerados em função dos apelos normais da natureza e que não incluem em seu pacote o aprisionamento físico e moral deles.
Somente numa fase muito precoce, geralmente até os seis anos de idade, conseguimos incutir neles conceitos éticos e morais, isso se a carga genética permitir.
Como isso nem sempre acontece, há que se entender que cada um deva seguir o seu rumo solo, seguindo suas próprias escolhas, nem sempre do nosso agrado.
Isso, entretanto, nos parece muito difícil, pois, como todos repetem, os filhos são sempre crianças para os pais. Temos que nos livrar dessas repetições errôneas e sucessivas, que a única coisa que conseguem fazer é abreviar a vida de pessoas que, já na velhice, merecem a paz da individualidade.
Penso que tudo se tornaria mais fácil se passássemos a respeitar os nossos filhos como seres livres, no erro ou no acerto, independentemente das nossas estimativas. É óbvio que o inverso é absolutamente verdadeiro.
O mundo seria bem mais fácil se cada um buscasse seu caminho e fizesse suas escolhas, ainda que os nossos gostos não sejam os mesmos.
Mesmo amando-os muito, a vida de nossos filhos, na fase adulta, deveria ser exclusivamente deles e de seus familiares, não mais nos dizendo respeito, a não ser quando solicitados.
Seríamos bem mais felizes, e eles também.

Gabriel Novis Neves
04-12-201

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.