quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

IDÉIA FIXA

A missão primordial de todos que vivem aqui na Terra deveria ser a busca incessante da alegria e do prazer. E, ao encontrá-los, compartilhar com todos a sua volta.
Não por outra razão escolhi como profissão a medicina.
Infelizmente o ser humano, de modo geral, parece que busca para si a tristeza e o desprazer. Há casos em que essa busca vira uma obsessão.
Mesmo que tudo ao seu redor esteja parcialmente tranquilo e equilibrado, certas pessoas estão sempre sôfregas, em função de expectativas que, muitas vezes, nem elas mesmas sabem quais são.
Elas se esquecem de que vivemos sempre num mundo de incertezas, e é assim que funciona.
Por essa razão é que hoje se fala tanto em viver o momento presente, o que, a rigor, deveria ser a nossa única preocupação.
Durante as datas natalinas e de final de ano, muitos exacerbam suas angústias existenciais que, desde sempre afligem a humanidade.
Nós, que com frequência nos fartamos de planos, constatamos, no balanço anual que nos solicitam a fazer nessas datas, que a maioria das promessas que fazemos não foi realizada. Não que não quiséssemos, mas, simplesmente, porque as circunstâncias mudam o correr dos acontecimentos a toda hora.
Há que se ter uma mente tão dinâmica quanto tudo o que nos cerca, e isso é a beleza da vida.
Isso é viável e, com certeza, transformará o Ano Novo em algo prazeroso, pelo menos essa é a minha expectativa.
Quem se encastela apenas em valores materiais não consegue realizar as trocas afetivas necessárias a uma vida plena.
Ao trazer alegria aos circunstantes somos sempre os mais beneficiados. Não a alegria falsa e hipócrita, uma vez que essa apenas os grandes atores conseguem, mas a verdadeira, que se manifesta como doação através do olhar e da postura. A mímica facial é sempre transparente a um bom observador.
Que tenhamos a ideia fixa de transformar esses encontros festivos em algo que nos acrescente de belo e, não apenas, em eventos cansativos e mentirosos exigidos pelos rituais sociais.

Gabriel Novis Neves
20-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.