segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Prematuros

Esses seres, que se diferenciam dos demais por chegarem ao mundo lutando pela sua sobrevivência, algumas vezes em condições muito adversas, são alvo da minha reflexão.
Durante a minha prática médica, inúmeras foram as vezes em que me vi diante desses quadros delicados.
Lidar com o fato em si, extremamente preocupante, aliado a imensa angústia dos pais, totalmente despreparados para enfrentar a ausência da cria permanentemente em seus braços, coisa fisiológica em toda espécie animal.
Geralmente, após uma enorme e dolorosa luta pela sobrevivência em incubadoras, esses pequeninos seres enchem seus progenitores e seus médicos de uma profunda alegria e respeito.
Característica de muita valentia e capacidade de enfrentar o adverso os diferencia dos demais que, em processos fisiológicos normais, iluminam os seus horizontes e os conduz a essa enorme dádiva que é a vida.
Os caprichos da natureza, às vezes, se manifestam muito precocemente. Por que razão, para alguns tudo é tão fácil enquanto para outros, tudo é tão difícil sempre?
Como pessoas utópicas, vivemos sempre brigando por uma igualdade que se mostra impossível.
Nessas festas natalinas, em que tanto se apregoa “paz na terra aos homens de boa vontade”, mais se exarcebam as injustiças que nos rodeiam.
Daí entender as palavras do Papa Francisco, quando se rebela contra um sistema que dá muito mais destaque a uma valorização de uns poucos pontos na bolsa de valores do que a notícia da morte de um idoso de frio.
Pessoas como essas, infelizmente, são tidas como utópicas e distantes da nossa triste realidade.
Apesar de serem muito divulgadas as práticas religiosas, verdadeiramente cristãs, são observadas por muito poucos.
Lamentavelmente, não só os prematuros na vida, mas também, os muitos prematuros da sorte, compõem o quadro triste de alijados das benesses mínimas que deveriam contemplar a todos.

Gabriel Novis Neves
27-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.