segunda-feira, 2 de agosto de 2021

MÊS DE AGOSTO


É um mês temível para muitos que são embalados pelo ditado popular que diz ser agosto o mês do desgosto.


Essa superstição começou durante a Idade Antiga com os romanos, admitem historiadores.


Era quando um grande dragão cruzava o céu de Roma expelindo fogo pelas ventas, segunda uma crendice da época.


Portanto, “casamento em agosto era considerado, casamento do desgosto”. Essa idéia veio de nossos colonizadores portugueses. 


No século XIV as mulheres evitavam o matrimônio em agosto, porque era a época em que os navios partiam para as explorações e o comércio.


Mês de agosto é um período de seca, que também é o período mais frio.


Se em agosto não se aconselha o casamento, dezembro é o mês que mais acontece casamento,  segundo estatísticas.


Como faço todo início de cada mês, escrevo sobre as características daquele que se inicia. 


Pensando sobre o mês de agosto percebi o quanto sou supersticioso com relação a esse mês! 


Não era para ser assim, pois que este mês tem propiciado felicidades com muitas datas natalícias da nossa família, a começar pelo meu pai que aniversariava no dia 23.


Tudo na minha vida planejei para que nada  acontecesse em agosto, por pura crendice herdada dos meus ancestrais.


Vamos rememorar algumas datas que foram desviadas de agosto e que deram certo para mim.


Retornei a Cuiabá para o exercício da minha profissão de médico no dia 31-07-1964!


Fiquei noivo em 28-07-62, data que meus pais se casaram e foram muito felizes.


Minha mulher nasceu em julho e eu também.


Dos três filhos que tive com o casamento, dois deles “rasparam” agosto e nasceram na primeira quinzena de setembro e o outro é do mês de maio.


Das minhas cinco netas duas nasceram em setembro, uma em março, outra em julho, setembro, e o neto em janeiro.


Dos quatro bisnetos dois nasceram em setembro, um em março e o outro em maio.


Meu genro é de maio, minhas noras uma é de janeiro e a outra de julho.


Dos meus três netos “postiços”, dois nasceram em julho e o outro em maio.


É aquela velha história, eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem...


Feliz mês de agosto a todos!


Gabriel Novis Neves

01-08-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.