sábado, 28 de agosto de 2021

CLUBES CUIABANOS


Lembro-me dos seguintes antigos clubes em Cuiabá: Mixto do “seo” Sinjão Curvo, na Rua Cândido Mariano; o Feminino na Rua do Campo; o dos Sargentos e Sub-Tenentes do Exército no Porto próximo ao Grupo Escolar Senador Azeredo (ou “peixe frito); do outro lado do rio Cuiabá, o Náutico de Licínio Monteiro da Silva; o Dom Bosco da “Colina Iluminada” dos irmãos Carvalho e Coronel Caracíolo.  Mais tarde o Monte Líbano, da colônia libanesa.


O Sayonara e o Balneário Santa Rosa merecem crônicas especiais, pois não se encaixam nesse grupo dos seis citados. Destes, o "Mixto", embora com seus bailes e festas carnavalescas, não me deixou grandes recordações.


O Clube Feminino fundado por Dona Zulmira Canavarros mereceu até livro do intelectual e ex-Reitor da UFMT, Benedito Pedro Dorileo. Reinou por vinte anos, comandado por Dona Nini, de Nilson Constantino, violonista e dentista querido em Cuiabá.


Nos anos 60, o Clube dos Sargentos, por pouco tempo, e o Náutico também com a mesma sorte, foram dominados pelo clube Dom Bosco; onde tudo acontecia lá, desde o jantar ao Presidente da República Médici, aniversário do Governador Pedrossiam, show solo de Chico Anísio até os Réveillons e bailes carnavalescos animados por João Batista Jaudy, em  dos quais com Jejé e tiroteios para o "de cor” entrar no clube de “elite”, fantasiado e sentado em uma poltrona carregada por quatro escravos “brancos”!


O Dom Bosco hoje é um entulho de um lindo clube com salão de festas, restaurantes, piscinas, quadras de vôlei e futebol de salão.


Surgiu em seu lugar o moderníssimo Monte Líbano bem maior que o da Colina, onde todos tipos de festas lá eram realizadas!


Como tudo na vida passa, o Monte Líbano vive a espera de alguém que queira adotá-lo.


Gabriel Novis Neves

05-008-2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.