terça-feira, 10 de agosto de 2021

CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU


A Universidade Federal de Mato Grosso iniciou pela fusão da Faculdade Federal de Direito de Cuiabá, com os Cursos Estaduais do ICLC (Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá), tendo sido criada por lei federal em 10 de dezembro de 1970, e implantada após 15 de março de 1971.


Até então, as solenidades de colação de grau eram realizadas pelas próprias faculdades responsáveis por esses cursos superiores; e utilizavam dependências de colégios estaduais, clubes, ou do Cine Teatro de Cuiabá.  O protocolo era rigoroso, cumprindo todos os cerimoniais dos cursos.


Tínhamos a imensa mesa de autoridades para abrigar os mais diversos egos, com direito aos discursos obrigatórios, dos paraninfos, patronos, nomes de turma, graduandos, e demais autoridades civis, e eclesiásticas presentes ao evento. Não raro o presidente da mesa concedia a comum “palavra livre”, onde cada presente poderia fazer o seu discurso. Entre as falas, a banda de música executava um hino cívico! Eram um terror essas “formaturas”, mas muito disputadas pelas presenças dos mais variados matizes de políticos do nosso Estado.


Em dezembro de 1971 ocorreu a primeira colação de grau unificada da UFMT. Teve como cenário o estacionamento da piscina da UFMT. Duas mesas foram colocadas no local - uma enorme destinada a todas as autoridades presentes e outra para os trabalhos de colação de grau, apenas com o reitor e dois pró-reitores.


As autoridades da ocasião elogiaram muito a nova composição da mesa, mais espaçosa e acolhedora. Quem inaugurou esse novo sistema foi o Ministro da Educação Jarbas Gonçalves Passarinho, responsável, junto com o Presidente Médici, pelo ato de criação da UFMT, homenageado Paraninfo de todos os formandos!


Foi um lindo espetáculo visual, com o maravilhoso discurso do grande orador Passarinho. Na mesa de trabalhos, o "Morro Grande" do município de Santo Antônio, distante à direita de Cuiabá, era o cenário natural que nos enviava relâmpagos, trovões e chuva. Conclusão: todos saíram da solenidade com pingos de chuva nos nossos vestuários.


Tivemos outras colações unificadas ao “relento” sendo que uma do meio de ano com a presença do Governador José Fragelli, foi realizada entre as calçadas do Centro de Ciências Sociais.


O forte vento do cerrado, com a incrível queda da temperatura chegou a incomodar o governador que, esfregando as mãos para dissipar o frio, perguntou-me se poderia usar um gorro de lã que carregava no bolso da sua calça e, ante minha aceitação peremptória, ainda me indagou ser possível tomar uma boa dose de conhaque inglês para se esquentar. Pedi ao garçom da reitoria para servir ao governador, e se houvesse mais, também gostaria de acompanhá-lo!


Finalmente, com a conclusão do Ginásio de Esportes da UFMT, as colações de grau unificadas passaram a ser realizadas naquele equipamento, contando com arquibancadas para abrigar o público das famílias dos formandos do relento e intempéries. Posteriormente, aquele espaço esportivo passou a pertencer aos grandes eventos do ano da cidade e do Estado.


Gabriel Novis Neves

09-08-2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.