quarta-feira, 11 de agosto de 2021

PRIMEIRO ORÇAMENTO DA UFMT

 

A UFMT foi criada em 10 de dezembro de 1970, quando o orçamento da união para o próximo ano já estava “fechado”; isto é, não poderíamos sobreviver em 1.971!


O Governo de Mato Grosso ficou responsabilizado pela folha salarial dos professores e servidores do ICLC (Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá). A Faculdade de Direito,  por ser criada como Federal, possuía seu próprio orçamento.


Nossa primeira ida à Brasília, em março de 1971, foi para resolver nosso orçamento plurianual (1972-1973 e 1974). O técnico responsável pelo orçamento no MEC nos recebeu de pé, apontando-me três enormes pastas que deveriam ser preenchidas para o orçamento!


Em vão quis me fazer entender que a UFMT só existia no papel e não teria condições mínimas de realizar aquilo que me fora pedido, um complicado problema contábil facilmente resolvido por funcionários do Tribunal de Contas da União. Ou do próprio MEC.


Contratamos uma qualificada equipe técnica de Brasília que, em Cuiabá e trabalhando quinze horas por dia, em cinco dias me entregaram os documentos  para voltar ao orçamento do MEC. Isso feito, consegui incluir o nosso primeiro plurianual valendo a partir de 1972.


Pensei que a paz estava consolidada. Mera ilusão! No segundo semestre de 1971 a discussão do tri-anual ganhou novo “patamar”, e o debate ficou sob o comando do eficiente Coronel Pamplona, secretário geral do MEC.


Foi muito difícil “explicar” ao Coronel que a universidade não possuía um orçamento. Esse trabalho “técnico” ficou sob a responsabilidade do professor de economia Édson de Souza Miranda!


O professor e eu sabíamos que se o secretário geral do MEC tivesse acesso à essas informações, o crescimento da UFMT nos próximos três anos teria como parâmetro apenas a correção inflacionária, isto é: nada.


Depois de longas discussões, o MEC “fingiu” aceitar a nossa proposta! No dia 30 de dezembro de 1971, pelo RÁDIOMEC da Escola Técnica Federal de Mato Grosso, o Coronel me chama para saber quanto estava faltando para fechar a folha de pagamento dos professores e servidores da UFMT. Imediatamente respondi – 670 mil.


A resposta de Brasília: - Essa quantia será depositada agora na agência Cuiabá do Banco do Brasil.


No primeiro dia útil de janeiro de 1972, o Conselho Diretor da Fundação UFMT transformou recursos de custeios - já que todos os professores e servidores estavam pagos pelo Governo do Estado - em recursos para investimentos.


Acrescentamos o dinheiro que bloqueamos da Faculdade de Direito para construção do seu auditório na Rua Comandante Costa, e iniciamos em fevereiro de 1972 as obras do primeiro bloco do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas.


Assim é a história vivida e contada.


Gabriel Novis Neves

10-08-2021


Prédios do CCH e CCL UFMT 

Instalação da Faculdade de Direito de Cuiabá, 1957

Primeira turma de formandos da Faculdade de Direito de Cuiabá 

Prédio da Faculdade de Direito da UFMT


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.