quarta-feira, 4 de agosto de 2021

GERAÇÕES


Perguntei ao meu único neto, com vinte anos de idade e estudante de direito da Mackenzie, qual a diferença de criação entre nós dois. Ele não soube me responder. 


Disse para ele: - Teu avô foi criado entre pessoas idosas e você, entre jovens. E esclareci a ele os seguintes aspectos: 


Quando nasci, o meu pai tinha quarenta anos, época em que a expectativa de vida era de 45 anos. Você nasceu com um pai de 29 anos, quando a expectativa de vida era de 70 anos de idade, sendo o caçula da família.


Eu fui o primogênito de nove irmãos, isto é, o mais velho que todos eles. 


Tinha um grande relacionamento com meu avô, que contava com mais de 70 anos, e seus contemporâneos!


Teu avô tinha 66 anos e seus tios ainda eram muito jovens, na casa dos trinta anos. É natural que minhas memórias, que são meu passado, sejam impregnadas por reminiscências.


Minhas experiências não são compreendidas nos dias atuais. Para exemplificar, aprendi jogar xadrez com meu avô antes de ser alfabetizado. 


Hoje, aos três anos de idade, as crianças iniciam a frequentar a pré-escola e no primeiro ano do ensino fundamental lêem e escrevem.


Teu avô só conseguiu comprar um carro velho e muito usado cinco anos após a conclusão do seu curso em medicina, já trabalhando quando havia retornado para Cuiabá. Você quase nasceu dentro do carro que transportava sua mãe para a maternidade. 


Teu avô nasceu na pequena casa da "Rua de Baixo" e foi criado em casa térrea na "Rua do Campo", com amplo quintal em meio à ruas calmas e seguras, e sempre foi para escola a pé, igual a todos os colegas; enquanto você nunca andou para chegar à escola e é prisioneiro de um apartamento.


Você estuda em excelente Universidade particular em São Paulo; já teu avô estudou na Universidade do Brasil, referência do ensino superior público e gratuito no Brasil, à época.


São tantas as diferenças entre as gerações que ficaríamos horas discutindo essas divergências! 


Finalmente, você escolheu uma área de ciências sociais e humanas! Eu estudei e me dediquei à profissão na área da saúde.


Isso não significa que a minha educação foi superior à tua, muito pelo contrário. Você, com 20 anos, já é professor de inglês habilitado pela Cultura Inglesa. Conhece boa parte do mundo europeu e americano, assim como os principais estádios de futebol do Brasil e da Europa, sendo torcedor fanático do Flamengo e Barcelona. Não tem vícios, como fumar ou ingerir bebidas alcoólicas.


Tem tudo de bom! Menos, é claro e obviamente, memória para fatos que aconteceram há oitenta anos; mas teu dia chegará, quando se lembrará das memórias do avô.


Gabriel Novis Neves

02-08-2021






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.