Não fosse uma leitora escrever no Whatsapp, após ler a minha crônica, sobre o primeiro dia da primavera, eu teria passado batido desse dia emblemático, hoje pouco comemorado.
Estudei um ano do segundo grau no Colégio Anglo Americano na praia de Botafogo, ao lado das Lojas Sears, no Rio de Janeiro.
Esse colégio ficou conhecido como o “Colégio dos Jogos da Primavera”, e a sua Inspetora Federal que não saía de lá, era a professora Yara Vargas, sobrinha do Presidente na época, Getúlio Dorneles Vargas.
O proprietário era um português elegante, sempre de terno e piteira na boca tratado por Dr. Corrêa, exalando fino perfume.
Na abertura do desfile dos Jogos da Primavera, Yara Vargas levava o Presidente da República, que em palanque armado em frente ao Colégio, assistia do início ao fim as lindas moças da zona sul do Rio de Janeiro que passavam, em desfile, quando se via pequena parte das suas pernas acima dos joelhos, um avanço naquela época.
A Revista “O Cruzeiro” e jornais dos “Diários Associados”, de Assis Chateaubriand, davam ampla cobertura jornalística, assim como o Jornal dos Sports, do jornalista Mario Filho.
Em 1953 as mulheres usavam maiôs de peça inteira até pouco acima dos joelhos, nem se pensava em biquínis ou fio dental, a praia mais frequentada era a de Copacabana, o lugar chique era o Arpoador e o Rio de Janeiro ingênuo chamado de “Anos Dourados”.
Ninguém mais se recorda do início da Primavera, a não ser os poetas e cronistas.
Em Cuiabá, como temos apenas uma estação no ano que é o Verão, nada a comemorar, muito pelo contrário.
Certa ocasião a minha filha me acompanhava em uma consulta, em São Paulo e, sabendo da cidade onde morávamos, o médico demonstrou interesse em conhecer a nossa cidade.
Ela lhe fez o convite para nos visitar com uma recomendação: “por favor não venha na primavera, que são os piores meses do ano”.
Meu filho está em Florença em pleno outono com temperaturas agradáveis e que normalmente não excedem os 20ºC, favorecendo o turismo.
No pantanal, cerrado e floresta neste período faz também muito calor.
Se a Primavera já era uma estação do ano muito lembrada pelos modernos agricultores de alimentos que abastecem o mundo, como “tempo de plantar”, este ano com as eleições gerais, só se pensa em votar nos candidatos majoritários.
Depois vem a Copa do Mundo no Catar e o verão chuvoso com o Papai Noel.
Gabriel Novis Neves
22-09-2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.