Após
a assinatura do contrato do governo com a empresa premiada para a execução das
obras do VLT (Veículos leves sobre trilhos) em Cuiabá, somente o “Profeta do
Atraso do Porto” escreveu e publicou em seu “site que ninguém lê”, que essa
obra não seria concluída para a Copa 2014.
Pois
bem, o contrato de execução terminou, e só 25% das obras estão concluídas.
“De
um total de doze obras de arte especiais para a sua implantação, apenas três
conseguiram sair do papel”.
Será
que o velho Oráculo detém poderes divinos para prever o futuro?
Não.
Apenas estuda, orientado por uma assessoria especializada, o projeto da obra.
Lê
com atenção o edital de licitação, o contrato e analisa com cuidado o histórico
do consórcio vencedor.
Para
agravar a situação, o Estado não costuma cumprir com seus compromissos
financeiros e, finalizando, tem o “custo Brasil”.
Depois
do campo de futebol, sem o qual não seriam realizados os jogos, o transporte
modal é o projeto mais importante do pacote de obras lançadas e que não serão
concluídas.
O
fiasco foi tão grande com a incompetência da Secretaria criada apenas para
cuidar da Copa que, sabiamente, o governador decidiu ficar até o último dia do
seu mandato, para tentar salvar algo chamado de legado.
Aquilo
que parecia, há três anos, como grande capital político a ser utilizado nas
próximas eleições, tornou-se um pesado fardo ao governador, que gostaria de se
afastar do governo e se candidatar a Senador do Clube mais cobiçado do Brasil,
com sede em Brasília.
Os
engenheiros de Cuiabá foram identificados pelo governo como os únicos
responsáveis pelo fracasso do VLT, mas, os seus DNAs deram negativos para essa
obra.
Ao
pensar que Brasília abandonou esse projeto e Fortaleza tenta, há mais de nove anos
a sua construção, conclui-se que algo muito sério aconteceu nesse imbróglio.
Como
diz o pobre marquês, que não costuma falhar nas suas previsões, adoramos jogar
dinheiro público no ralo.
Eis
a questão.
Gabriel Novis Neves
15-03-2014
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