domingo, 2 de abril de 2023

RETALHOS DO PASSADO


Bem antigamente tentei escrever em ordem cronológica dez datas que considerava importantes na formação do meu caráter e de cidadão, mas desisti.


Hoje verifiquei que as datas lembradas são bem mais numerosas.  


Deixarei para outra crônica os tantos momentos importantes e decisivos que formaram o segundo tempo da minha idade.


Sempre fui discreto não expondo a minha vida privada por não ser uma celebridade despertadora do interesse público.


Estas datas bem antigas, que enumerei e registrei nesta crônica, foram decisivas na minha vida, formação educacional, cultural, sociológica, de caráter e nunca saíram da minha mente.


01. Março de 1945, quando a minha mãe me vestiu com o uniforme caqui feito por ela para o Grupo Escolar Barão de Melgaço.


Colocou as suas mãos em meus ombros e me indicou a direção da escola pública, que ficava na bela Praça Ipiranga.


A professora que me alfabetizou chamava-se Aureolina Eustácia Ribeiro.


Conhecida como professora Oló.


Era também educadora, lecionava aulas de recuperação em sua casa na Praça Bispo Dom Jose sem nunca ter cobrado dos pais dos seus alunos.


Era também catequista na Igreja da Matriz e preparava seus alunos para a 1ª Comunhão.


A Eucaristia foi na Catedral Metropolitana de Cuiabá (antiga Matriz) no dia 08-12-1942.


Registrado no Studio do Foto Mitu após o retorno do almoço da casa do meu avô Dr. Alberto Novis para a minha casa na rua de Baixo.


A Diretora do Grupo Escolar era Dona Aline Tocantins.


Naquela manhã de março de 1942 minha mãe, Irene Novis Neves me mostrou o caminho da vida, que é a educação, a qual nunca mais abandonei.


Era a 1ª etapa de 18 anos de estudos até minha graduação em medicina em 15-12-1960 no Rio de Janeiro.


02. Em março de 1953 fiz minha viagem de DC3 para concluir meus estudos no Rio de Janeiro.


Meus pais me levaram até ao aeroporto de pista de terra, onde hoje são as casas dos oficiais do 9º BEC.


Recebi as últimas recomendações para viver em uma cidade grande e cheia de tentações.


03. Minha 1ª pensão em vaga de quarto para duas pessoas na Praia de Botafogo nº 422, próximo ao Colégio Anglo Americano, onde conclui o 2º grau.


O Curso Galotti, na rua Álvaro Alvim na Cinelândia, preparatório para o difícil e competitivo vestibular para os estudantes do interior do Brasil, onde o ensino médio era fraco.


04. Minha aprovação no vestibular de medicina da Praia Vermelha da Universidade do Brasil em janeiro de 1955, marco maior em minha vida.


Ou era aprovado ou voltaria à minha terra.


05. Minhas mudanças de pensões: foram 13: nos bairros de Botafogo, Flamengo, Catete, Laranjeiras e Copacabana (Avenida Atlântica), uma verdadeira universidade de sociologia.


Naquela ocasião aprendi muito, como todo estudante do interior vivendo nas pensões da cidade grande, tendo que enfrentar as filas no banheiro.


Também aprendi como viviam os migrantes, e até fugitivos da 2ª Grande Guerra Mundial.


06. Os estágios remunerados que conquistei por concurso no Hospital Pro Matre (Maternidade), Moncorvo Filho (Ginecologia) e Souza Aguiar (Urgências e Emergências) nos anos de 1959 e 1960.


07. O Certificado de 2º Temente Oficial da Reserva do Exército Brasileiro em Saúde, janeiro de 1961.


Da minha família de oito irmãos, sendo quatro homens, eu fui o único que não escapou do serviço militar obrigatório e muito aprendi e ganhei com os militares.


08. Meu casamento com a Regina no dia 09 de dezembro de 1963 na Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Gloria, numa segunda-feira às seis horas da tarde, pontualmente.


09. A presença dos meus pais ao casamento, dando por missão cumprida a sua tarefa de educadores e formadores de filhos de caráter com êxito e preparados à servirem a coletividade.


10. Meu regresso à minha cidade natal para exercer a minha profissão tão sonhada e desejada.


Minha mulher e conselheira-mor que me ajudou a constituir uma linda família.


Partiu em seis de abril de 2006, há 17 anos.


Amada por todos continuou a nos proteger lá de cima.


Tudo que conquistamos em Cuiabá após 31-07-1964 devemos a sua sabedoria e religiosidade.


Hoje desejaria registar outras datas importantes após o meu regresso, como o nascimento dos meus filhos, netos e bisnetos, e a minha terceira geração de médicos.


Os inúmeros cargos públicos que exerci sempre com ética e dedicação, que aprendi com os meus pais.


Foram datas importantes da colheita plantada com os exemplos de honradez que herdei.


Gabriel Novis Neves

09-02-2023





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.