segunda-feira, 3 de abril de 2023

PERDEMOS UM DIA PARA BRINCAR


Para os mais antigos, aqueles da minha geração, perdemos um dia importante para brincar, que era o dia primeiro de abril.


Conhecido como o “dia da peta “ou da “mentira”, era comemorado por todos com alegria e risos.


Aprendi a comemorar essa data ainda criança, morando na casa da rua de Baixo, onde nasci.


Quem me ensinou como celebrar essa data foi o meu pai.


Ele acordava mais cedo na casa, preparava e tomava na copa uma xícara de café preto bem quente, temperado com açúcar refinado.


Vinha para a sala de jantar vestido de pijama de calças e mangas compridas, com um cigarro Continental na boca e sentava-se na cadeira de balanço para ler o jornal local.


Logo a criançada acordava na minúscula casa, onde eu e três irmãos nascemos, para conversar com o meu pai.


Assim por alguns anos começava o novo dia.


Todos os anos, no dia primeiro de abril assim que ele notava a minha aproximação, dizia tirando os olhos do jornal – caiu a Ponte sobre o rio Cuiabá!


Embasbacado lembro da minha pergunta: como?


Ele sério respondia: – foi após um terrível temporal está noite que fez com que tudo viesse à baixo.


Então hoje não preciso ir às aulas no Grupo Escolar, na Praça Ipiranga? – perguntei.


A queda da Ponte sobre o rio Cuiabá só prejudicará os alunos que moram em Várzea Grande e os charreteiros de lá, que fazem compras aqui.


Inconformado com a triste notícia, procuro sair à rua para saber novidades sobre o acidente.


Nesse momento meu pai levanta-se da cadeira, me abraça e diz que é “primeiro de abril”, “dia da peta” ou “mentira”.


Essa tradição foi introduzida no Brasil em 1828 em um jornal impresso mineiro - “A Mentira”.


Ele anunciava em manchete a morte de Dom Pedro 1º, justamente em 1º de abril, fato este acontecido em 24-09-1834.


O Dia da Mentira é comemorado em vários países do mundo em datas diferentes, sempre como uma brincadeira.


O que muitas pessoas não sabem é que a honestidade também é prestigiada com um dia em sua homenagem: o Dia da Verdade.


Esse dia poderá ser comemorado no dia quatro ou sete de abril no Brasil, sem a força do Dia da Mentira.


Com a instituição dos Fakenews, lembramos da mentira o ano todo, e todo dia é dia da mentira eletrônica – a Fakenews.


Gabriel Novis Neves

01-04-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.