sábado, 1 de abril de 2023

PANQUECAS


Herdamos essa culinária dos franceses e é uma gostosura para uma refeição rápida.


Para preparar a massa da panqueca colocam-se em um liquidificador quatro colheres de sopa com trigo, outra de queijo parmesão ralado, três ovos, meia cebola, um pouquinho de orégano e uma pitadinha de sal.


Liga-se o aparelho por cerca de dois minutos.


Pega a frigideira untada com manteiga.


Coloca-se nela aos poucos o produto do liquidificador.


Faz-me movimentos giratórios até ela consolidar, virando-a de um lado para outro para ficar dourada por igual.


A massa está pronta e aguardando o recheio, que pode ser de carne moída ou frango.


Esses são os mais comuns, mas pode ser qualquer outro tipo de recheio.


Eu prefiro de carne moída que é preparada, com alho, cebola, um tomate picado inteiro, azeitona sem caroço cortada ao meio, milho verde, óleo e extrato de tomate com uma pitadinha de manteiga, ficando o molho cremoso.


Feito isso monta-se a panqueca.


Coloca-se a massa sobre uma bancada, ela é recheada e enrolada. Por cima coloca o restante do recheio salpicado de queijo parmesão ralado.


Leva-se ao forno ou micro-ondas para aquecer e derreter o queijo. O prato está pronto.


Poderá ser servida com arroz branco, precedido por uma salada de folhas verdes, tomatinhos, brócolis e palmito.


Sobremesa: fatias de manga gelada.


Não sou capaz de fazer um cafezinho, mas escrevo tudo que a minha cozinheira faz.


Pelos relatos que recebo pelas minhas crônicas publicadas, acho que escrevo direitinho sobre culinária...


Fico feliz por saber que estou bem em “literatura” fazendo-me entender, e até provocando “água na boca” nas pessoas que leem as crônicas que publico sobre culinária.


A minha mãe tinha na cozinha um caderno de receitas que lhe ajudava nas suas proezas, embora ela fosse muito criativa.


Minha mulher começou com o caderno de receitas e logo passou a encontrar novidades de receitas no computador.


As mais diferenciadas eram imprimidas por ela e guardadas em pastas.


Minha cozinheira atual cópia receitas de almoços lendo-as pelo celular no Youtube.


O que não falta hoje são informações para se preparar um bom almoço, simples, rápido, gostoso e barato.


Gabriel Novis Neves

11-03-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.