Observo atualmente em nossa cidade um intenso movimento cultural, consequência de mais de meio século de ensino superior.
Aposentado das minhas funções de médico e professor universitário, tenho todo o tempo disponível para fazer aquilo que gosto.
Escrevo disciplinadamente todos os dias, e publico esses textos no meu blog do bar-do-bugre.blogspot.com desde 2009.
Depois do distanciamento social imposto pela pandemia do Covid 19, aumentou consideravelmente o número de estudiosos que me procuram.
São professores, pesquisadores, alunos e jornalistas principalmente.
Estão interessados na nossa história, publicação de teses universitárias, nos nossos personagens históricos.
Querem explicações sobre o nosso passado mais antigo, perdido pela marcha do tempo, restando o depoimento dos idosos, e que logo desaparecerão.
Publicar nossas conquistas mais recentes como a migração de colonos de todo o Brasil, especialmente do Centro-Sul ocupando a nossa imensa Amazônia criando novos municípios e a divisão do Estado em 1977.
Cuiabá deixou de ser uma cidade histórica isolada do mundo para ser uma cidade de serviços e universitária moderna, com três universidades funcionando com seus cursos imperiais, como os de medicina.
Mal este ano se iniciou e toda a sua intelectualidade partiu para imprimir livros, contando a nossa história recente.
A história do antigo Hospital Geral de Cuiabá, atual Hospital Geral Universitário (HGU) da UNIC.
O livro de um quarto de século do Curso de Medicina da UNIC.
A impressão do livro que conta os quarenta anos da Medicina na UFMT.
Divulgação pelo YouTube da história do Instituto de Física, um dos mais antigos da UFMT, provocação do seu atual diretor professor Édson Chagas, ex-aluno.
Interesse do jornalista Kleber Lima, ex-aluno da universidade federal, sobre a história recente de Cuiabá e Mato Grosso, tendo a UFMT como protagonista na divisão do Estado e no seu desenvolvimento social e econômico.
Entrevista sobre Cuiabá na TV Bandeirantes para a jornalista Laura Campos. As três últimas matérias são facilmente encontradas no YouTube.
As iniciativas assistenciais e sociais em Cuiabá, antes da criação do Curso de Serviço Social na UFMT, serão publicadas como tese de pós-doutorado de professora da UFMT.
O trabalho do jornalista Eduardo Gomes publicando “Vultos Mato-grossenses” e sobre todos os municípios do Estado, que ele conhece muito bem.
O emprego de modernas mídias audiovisuais para aumentar o número de consultas.
Essas iniciativas me motivaram a escrever sobre esse movimento cultural que tomou conta de Cuiabá.
Graças à minha longevidade pude colher muitos frutos que plantei com outros companheiros que já nos deixaram.
Sei que vou morrer. Todos os humanos sabem que vão morrer.
Gostaria apenas que fosse prorrogado por mais um tempinho minha permanência aqui para me alegrar com tantas conquistas do nosso trabalho.
Não tenho medo da morte, mas de sentir saudade.
Gabriel Novis Neves
16-03-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.