quarta-feira, 5 de abril de 2023

ENCONTRAR A FELICIDADE


Minha bisnetinha mais velha está cursando o primeiro ano do ensino fundamental.


Com a vida moderna as crianças começam a frequentar a escola ainda de fraldas.


A criança chega ao primeiro ano do ensino fundamental de nove anos de duração, sabendo ler e escrever aos seis anos de idade.


Que saudade sinto da professorinha de antigamente que recebia as crianças sem saber o bê-á-bá!


Fui alfabetizado no antigo Grupo Escolar e tudo que sou devo muito a minha primeira professorinha, minha segunda mãe.


Minha bisneta chegou ao meu escritório e me encontrou as voltas com o computador, impressora, celular, livros, papéis.


Nada de novidade para ela, que já escreve o seu nome, dos seus pais e até o meu.


Desde novinha se entende muito bem com o iPad e celular.


Com os cotovelos apoiados na minha mesa de trabalho, me pergunta:


Biso: qual é a profissão mais difícil?


Aquela que lhe ensina a tomar conta da sua própria vida - respondi.


Ela volta a me perguntar: por que?


Expliquei para ela:


Você com seis anos já aprendeu a andar, falar, ler, escrever, dançar ballet, tocar piano, cantar, mexer com o celular e iPad que é a internet.


Sabe nadar na piscina e estuda inglês.


Agora é só continuar estudando bastante, que logo-logo, será doutora e professora.


Conheço tanta gente que aprendeu uma porção de coisa, entretanto não se capacitou a cuidar da sua vida.


O bom administrador que conhecemos, é aquele formado na universidade tradicional, capturando todos os títulos acadêmicos possíveis.


Ou a maioria aqui no Brasil, que é produto “da universidade da vida. “


Cuidar da nossa própria vida não aprendemos na escola.


A nossa profissão conquistamos lá.


Encontrar a felicidade, que são momentos e nosso maior patrimônio, é a profissão mais difícil que conheço.


“Eu quero ser isso biso”, e a conversa foi encerrada.


Fiquei com uma dúvida: será que eu estou certo?


Gabriel Novis Neves

16-02-2023






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.