sexta-feira, 21 de abril de 2023

MATAR O TEMPO


É uma das invenções dos idosos, que passam grande parte do dia, dizendo que precisam fazer isso ou aquilo, para ajudar a passar o tempo.


As crianças não têm tempo para gastarem, nem passado para comparar.


Após a festinha de aniversário de seis aninhos da minha bisneta mais velha, ela veio me visitar.


Disse que nunca teve um aniversário tão bom, como o deste ano.


Perguntei por que me falava isso, já que tinha pouca experiência com essa festa.


Tinha certeza que pouco se lembrava dos seus três ou quatro primeiros anos.


Ficava difícil ela afirmar em duas ou três experiências, ser este o melhor da sua vida, que deverá ser longa.


Quando você estiver velhinha, serão tantos os aniversários passados, que uma comparação se torna obrigatória ou quase impossível.


Uma criança como você, não tem passado, tudo é presente e o futuro, que não o conhecemos.


O idoso é todo passado, com o presente e o futuro com a vista alcançando ao longe.


Quando eu busco as raízes do meu passado tenho dificuldades de acreditar que um dia aquilo foi meu presente.


O futuro é sempre um sonho a ser realizado, quando o passado é um sono profundo.


Muitas vezes acredito que aquilo não se realizou, ou eu não participei.


O presente de um idoso é o despertar sem pesadelos de uma noite que passou.


Já o futuro poderá ser o anúncio de muitos pesadelos de coisas não vividas.


Como em um sono, não acredito ser verdade as várias fases maravilhosas que vivi, e forço em acreditar que elas existiram.


Tudo vai e chega no dia certo, e acredito que eu existo.


Pessoas que um dia foram importantes em nossa vida, que amamos apaixonadamente, músicas que marcaram uma época, locais, momentos felizes, são verdades que parecem que nunca existiram e tudo é ilusão.


Para a minha bisnetinha de seis anos, tudo é presente e cada dia é melhor que o outro que passou.


Como é bonita a infância que vai procurando a juventude, maturidade e tudo chega no dia certo.


Depois, é procurar meios para matar o tempo, ou deixá-lo correr.


E a vida é assim, essa luta contra o tempo para se viver.


Passatempo, passamos.


Gabriel Novis Neves

29-03-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.