quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

VIDA LONGA


A vida longa das pessoas é muito mais lembrada pelos seus aspectos negativos, especialmente aos relacionados às doenças próprias da idade avançada.


Poucos fazem menções às coisas boas desse período de vida, privilégio de poucos.


A vida longa não é a somatória de pequenas vidas em uma vida, e sim, uma única vida prolongada.


Eu vivo muitos anos em uma vida que se alonga para saborear o belo e inimaginável que ela nos oferece.


Já tive juventude com seus arroubos, maturidade com a sua sabedoria, perdas sempre sentidas, e estou idoso no vestibular para a velhice com tempos tranquilos.


Já tive filhos para criar, netos para acompanhar e bisnetos para ninar.


Muitas das coisas que gostava de fazer, hoje não faço mais, por desinteresse total.


Fui um apaixonado por futebol e era a minha maior distração no período que morei no Rio de Janeiro para estudar.


Antes de viajar para cursar a universidade fazia um esforço tremendo para ouvir as transmissões das partidas de futebol e programas esportivos pelas ondas AM.


Era no imenso rádio da minha casa da rua do Campo (Barão de Melgaço), agora estacionamento de veículos.


Tivemos a festa da abertura da Copa do Mundo do Catar e a partida dos donos da casa e o Equador.


Em outros tempos era impensável admitir a minha ausência em frente ao aparelho de televisão!


O horário do jogo era favorável e eu estava apenas com a minha cuidadora em casa.


A TV permaneceu desligada e preferi almoçar uma gostosa língua ao molho e tirar uma soneca.


Só em uma vida longa podemos vivenciar estes aspectos positivos do envelhecimento.


Há algum tempo o Dr. Adena da nossa Academia de Medicina, realiza as Jornadas sobre esse tema, para jovens e adultos, com formadores de opinião falando sobre seu ponto de vista do que é envelhecer.


Já estiveram nas Jornadas padres, psiquiatras, juristas, poetas, psicanalistas, escritores, parteiros.


Vale a pena debater sobre o envelhecimento humano.


Gabriel Novis Neves

20-11-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.