É o domingo mais sem-graça de todos os domingos do ano, podendo muito bem o ministro que manda no Supremo Tribunal Federal (STF), aboli-lo do nosso calendário.
É uma festa mentirosa que muitos dançam e pulam nas ruas numa alegria forçada para comemorar o enterro do carnaval para alguns ou dos ossos do carnaval para outros.
Aprendi na infância que o primeiro domingo após os quatro dias de folia carnavalesca era chamado de “domingo de enterro do carnaval. ”
No Rio de Janeiro o desfile das escolas campeãs em número de seis é realizado no sambódromo com ótimo público no sábado à noite, ficando o domingo para os blocos carnavalescos dos bairros cariocas.
Aqui em Cuiabá, o carnaval de clubes não existe mais, e o poder executivo municipal escolheu três espaços históricos para os foliões brincarem.
Dizem que no ano que vem, os desfiles das escolas de samba voltarão, e o local ainda não foi escolhido.
O carnaval de rua em Salvador é um caso à parte, com seus trios elétricos.
Inicia com as festas do Ano Novo e há um movimento para entrar na Quaresma!
Nesta sexta-feira de carnaval, assisti uma parte do desfile do “Bloco da Anitta” passar pela praia do Farol, tudo televisionado pela TVE Salvador!
Ela vestida em trajes sumários no seu trio elétrico, com seus músicos, dançarinas e dançarinos.
O povo que a seguia protegido pelos cordões de isolamento e soldados da polícia, não usavam abadas, como nos outros trios mais antigos, famosos e baianos.
Será que o “Bloco da Anitta” foi patrocinado pelo governo, ou pelas leis de incentivo à arte?
Por mais que tenha me esforçado para assistir ao desfile dessa “artista revelação “ - cantando e rebolando -, não consegui ficar mais de dez minutos, em frete a telinha da TV.
Troquei de canal.
Fiquei com o humorístico: “A escolinha do Professor Raimundo”, com Chico Anysio e seus excelentes humoristas, pelo canal Youtube!
É um programa antigo que não envelhece e nos traz alegrias.
O nosso carnaval dos sambódromos e trios elétricos, são verdadeiros shows preparados para turistas estrangeiros e nacionais.
Seus enredos são sobre nossas personalidades e riquezas naturais e imateriais.
Nossos carros alegóricos mostram nossas lindas mulheres quase nuas e bronzeadas.
Se permitirem que “artistas” como a de ontem, desfilem nos trios elétricos ou carros alegóricos, vamos enterrar de fato o nosso carnaval, no domingo após o carnaval.
Gabriel Novis Neves
25-02-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.