sábado, 16 de julho de 2022

PASTÉIS FRITOS


O pastel é uma verdadeira paixão nacional, encontrado em qualquer feira do Brasil.


Também nos postos de gasolina das nossas estradas.


Cai bem em qualquer hora e é muito apreciado como aperitivo.


É fácil de ser preparado, podendo ser feito em casa.


Aprendi a fazer pastel aos 10 anos de idade com a minha mãe.


Ela fazia a massa, preparava passando um rolo de madeira sobre ela, recortava, colocava a carne moída, fechava e eu fritava, fazendo ele crocante e alto.


Levava ainda quentinho, sem gordura, colocado em um bandejão forrado com papel apropriado e coberto com uma toalha branca de linho muito bem passada, para o bar do Bugre.


Lá era logo consumido.


Levava quantas bandejas fossem necessárias.


O dia que mais fritei pastel foi no dia 8 de maio de 1945, data do final da 2ª Guerra Mundial.


Nesse dia toda a população de Cuiabá saiu às ruas para comemorar, bebemorar e comermorar.


Às 4 horas da tarde minha mãe parou de produzir pastéis por não possuir mais material de cozinha para fazê-los.


Adquiri o hábito de comer pastel frito com carne na casa dos meus pais.


O pastelzinho não podia faltar nos almoços de domingo como aperitivo, nos aniversários e datas especiais.


Percorri muitas feiras e mercados pelos lugares por onde passei.


Sempre comia o pastelzinho, que era enorme e saboroso, com um copo de garapa, e era um almoço.


Naquela época não me lembro de ter comido pastel de queijo.


Trouxe esse hábito para minha casa depois de casado, e servia para amigos sempre aos sábados pelas manhãs com cervejinha e muita conversa boa.


Até hoje eles me cobram essas reuniões que a pandemia desfez, não sei por quanto tempo.


Minhas bisnetas de três e quatro anos já sabem que na casa do biso tem pastel.


Preferem o de queijo, mas comem também o de carne.


Será que alguém resiste à tentação de um pastelzinho?


O da Jangada é referência na nossa região e muitos cuiabanos vão lá saboreá-lo e trazer para presentear pessoas queridas.


Dia desses ganhei dois pastelões da Jangada, suficientes para matar as saudades de, quando no exercício de funções públicas, passava e parava no posto de gasolina para deliciá-lo.


Como é gostoso o pastel feito com massa preparada em casa, esticada em rolo de madeira, fritado crocante, sem gordura e comido na hora!


Gabriel Novis Neves

25-01-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.