segunda-feira, 4 de agosto de 2014

DECEPÇÃO

Destituir a derrotada e desmoralizada Comissão Técnica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que cuidou da nossa seleção na Copa das Copas e nomear um ex-jogador de futebol que já ocupou esse cargo e passou em brancas nuvens, foi o mesmo que trocar seis por meia dúzia.
Esperávamos por uma atitude mais inteligente dos nossos dirigentes neste momento de humilhação mundial.
Creio que a última Copa tenha nos deixado muitas lições, e que serão lembradas e aproveitadas com o tempo.
Não basta calçar uma chuteira para ser um bom coordenador ou treinador de uma seleção de futebol, especialmente de uma pentacampeã.
Estamos no século do conhecimento, onde precisamos de pessoas estudiosas, atualizadas, interessadas em ampliar saberes e que saibam trabalhar em equipe com as ferramentas disponíveis pela tecnologia.
Ficou claro que o técnico que rebaixou o time do Palmeiras para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro não é chegado à modernidade.
Prepotente, considera-se um sábio que aprendeu tudo na escola da vida.
O mundo não aceita mais este perfil de profissional. O seu substituto na entrevista de apresentação falou por oito minutos sobre seleção brasileira e apenas um minuto sobre os clubes, os grandes fabricantes de craques.
Que decepção!
Lembramos imediatamente da seleção campeã. Além de demonstrar um futebol coletivo, e não individualista como o nosso, o preparo social dos seus atletas é levado muito a sério.
Um dos campeões do Maracanã doou o seu prêmio da FIFA, de cerca de novecentos mil reais, para uma entidade filantrópica da Bahia que cuida de crianças pobres e que precisam de recursos para operar.
Enquanto isso, a lesão do Neymar foi explorada com a venda extra de camisas pretas, bonés e frases incentivando a volta do idolatrado garoto do Barcelona. Do seu substituto nada se falou.
O Brasil perdeu, mas a organização do torneio explorando a emotividade da “elite branca” presente aos jogos das Arenas faturou para os seus cofres mais alguns milhões de dólares.
Não merecíamos tamanha derrota nessa quaresma de luto da seleção brasileira.

Gabriel Novis Neves
18-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.