segunda-feira, 29 de abril de 2024

EFEITO MARIA VALENTINA


No primeiro sábado da Maria Valentina entre nós poucos membros da família confirmaram presença no almoço tradicional.


A família aumentou e diminuiu a presença deles no almoço de sábado.


Todos estão ninando a Maria Valentina e fotografando todos os seus primeiros momentos na Terra.


Por enquanto a sua irmã Maria Regina não tem concorrentes.


Hoje acompanhou o banho e ajudou a vesti-la com roupa, toca, luvas e sapatos de bebês, para suportar a refrigeração do seu quarto.


Essa farra termina amanhã com a chegada dos seus primos Maria Isabela e João Gabriel do exterior.


Gostaria, e muito, de estar presente nesse encontro de primos!


Será que irão tratá-la como uma bonequinha de verdade?


Cedo recebi uma chamada do João Gabriel, comunicando a sua chegada e saber notícias da priminha.


Ele pegou o celular da mãe, procurou a minha foto no status e clicou para mim.


Perguntei se já conhecia Valentina e se estaria presente com a sua família no almoço de hoje.


Respondeu que viu retratos da prima e estaria viajando na hora do almoço.


Como as crianças de agora são espertas e sabem de tudo.


Minha geração passeava de ônibus pelo Porto, Coxipó da Ponte. Nas férias escolares poucos subiam a serra até o Balneário das Águas Quentes.


Os pais que tinham melhor poder aquisitivo, encaminhavam seus filhos de 17 anos para estudar o curso superior, de preferência no Rio de Janeiro.


Relatei o que aconteceu comigo e parte da minha geração.


A maioria ficou por aqui mesmo, trabalhando no comércio e serviços públicos.


Casavam com moças daqui, constituindo família.


Aqueles que estudavam fora, permaneciam por longo período distante da nossa cidade, e quando do regresso ao seu torrão natal, vinham casados e às vezes com filho.


Foi o caso do biso da Valentina.


A mesa do almoço quase vazia no primeiro sábado da minha nova bisneta entre nós, eu apelidei de ‘efeito Valentina’.


Isso será corrigido daqui a dois meses, no primeiro sábado de julho, dia que completarei 89 anos de vida.


Será a festa do meu aniversário, abrindo a porteira para os 90!


Gabriel Novis Neves

27-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.