sábado, 27 de abril de 2024

PROFISSÃO: ESPERAR


Sou um dos últimos médicos parteiros de Cuiabá, homenageado pelo parteiro emérito — Dr. Antônio Epaminondas, quando me doou seu ‘fórceps domiciliar’ — mesmo tendo dois filhos parteiros conceituados.


O parteiro antigo fazia em casa muito parto normal e quando necessário aplicava o fórceps de alívio ou baixo.


Todos os meus oitos irmãos nasceram em casa, com o prestimoso auxílio do meu pai.


Era frequente o parteiro ‘mudar-se’ para a casa da parturiente, de lá saindo com o nascimento do bebê.


Eu já sou da época de fazer parto na Maternidade de Cuiabá, e posteriormente na Femina.


Passava noites conversando com os maridos, parentes e gestante.


Até hoje quando encontro minhas antigas parturientes em shoppings, bares, restaurantes e teatros.


Ficamos a lembrar assuntos das conversas, passados tantos anos.


A mãe guarda com detalhes os assuntos falados no Centro Obstétrico.


Tudo está tão diferente e hoje é uma raridade obstétrica o parto normal.


Espero escrevendo esta crônica, o nascimento da minha terceira bisneta Maria, desta vez a — Maria Valentina.


Minha neta entrou em pleno trabalho de parto, e se encontra com a mãe, prima parteira, e enfermeira chefe do setor neonatal da Femina, a caminho do Centro Obstétrico para a cesariana.


Rezei a Deus pedindo bênçãos divinas e muita saúde a Valentina.


Aleatoriamente, mexendo no meu celular, fiquei sabendo que 25 de abril é o Dia do Amor.


É tudo que desejo que ela espalhe por aqui e fazendo as pessoas mais felizes.


Recebi a informação desejada: Maria Valentina nasceu de parto cesárea, chorando e pesando 3505 gramas, perfeita e com saúde.


Era tudo que desejamos e que ela distribua muito amor como foi recebida.


Agora tenho cinco bisnetos, três Marias — Isabela, Regina, Valentina — Lourenço e João Gabriel.


Espero que o bom Deus, Nosso Senhor me conceda a graça de receber bisnetos de mais três netos.


Será muita felicidade para o velho coração do biso, ainda forte como rocha.


Aguardo pela foto da posteridade, com essas crianças todas espalhadas pelo meu colo.


Missão cumprida!


Gabriel Novis Neves

25-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.