quinta-feira, 18 de abril de 2024

ATÉ QUE ENFIM


Após uma semana do ‘teste da flor’, uma leitora sentiu falta das folhagens e flores, acompanhando meus textos.


Após os cumprimentos pela crônica — ‘Crianças de hoje’, publicado dia do aniversário de 305 anos de Cuiabá —, ela lascou um ‘cadê as folhagens lindas e as papoulas’!


Seu limite de tolerância com certeza tinha esgotado pela ausência, daquilo que estava acostumado a admirar e comentar todos os dias.


Acho muito pouco que num universo de quase quatrocentas pessoas, que recebem diariamente minhas crônicas com uma flor, apenas uma percebesse a falta da flor e folhagens, querendo saber o motivo.


O jardim está bem florido e até frutos caseiros estão produzindo, como as ‘doces jabuticabas’.


Tem uma verdadeira farmácia para primeiros socorros, como o ‘boldo’ para o estomago, ’ ‘capim cidreira’ é calmante, ‘hortelã para gripe’ e ‘alecrim’ para o coração e cozinhar vários pratos assados.


Essas preciosidades estão no meu jardim e deixei de enviar as suas fotos aos meus amigos.


O que me deixou encucado é que uma só leitora depois de alguns dias notou a sua falta.


E meus leitores sei que amam as flores e a minha caduquice com elas.


Quando me visitam me presenteiam com vasos de orquídeas das mais variadas espécies.


A última que recebi foi de um médico: um vaso com uma ‘muda de orquídea branca’.


Tenho várias mudas de orquídeas transplantadas em troncos de árvores.


Demora a florir e quando surgem é uma beleza só.


A cuidadora do jardim ama as plantas dedicando a elas um carinho todo especial, sobre a supervisão de um paisagista profissional.


Até esteira especial de proteção solar adquiri para o jardim, pois o nosso sol faz mal a elas.


Regadas duas vezes ao dia, pois o sol de Cuiabá exige.


Estou ‘remanchando’ para encerrar esta crônica, na ilusão de outra reclamação de um leitor sobre a ausência da flor, mas ‘desse mato não sai coelho’.


Gabriel Novis Neves

08-04-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.