quarta-feira, 17 de abril de 2024

O BÊBADO E O TOMBO


Todo mundo fala no número de tombos que o bêbado toma.


Ninguém procura saber a quantidade de garrafas de aguardente que antes ele consumiu.


Eu estou assim com as quedas que levo em casa, quando ninguém quer saber das estripulias que faço.


Graças a Deus sem fraturas. Mas já perdi as vezes que caí em casa.


O tombo de agora foi ‘glorioso’ — entre o vão da cama e a mesinha do abajur.


Deitado, com a máscara do CEPAP ligado para a sesta, tentei verificar se a lâmpada do abajur estava queimada.


Desequilibrei o meu corpo e rolei por esse vão amparado pelo meu braço esquerdo.


Foi uma manobra arriscada que fiz sem a mínima necessidade.


Esse meu comportamento ansioso causou apenas fortes escoriações no antebraço esquerdo, tratado com um curativo com mertiolate e fita adesiva compressiva.


Tudo bem comigo, fui ao escritório digitar uma crônica sobre o acidente, prontinha em minha cabeça.


Tenho campainha no meu quarto que, quando acionada emite um chamado no meu escritório.


No momento em que cai, minhas duas funcionárias estavam na cozinha fora do alcance da campainha, com o liquidificador ligado.


Depois de muito chamar uma ouviu um ruído e veio me socorrer. A outra nega ter ouvido a campainha.


Preciso controlar a minha ansiedade.


Descobrir um remédio salvador é a minha sina.


Nunca afirmarei que este será o meu último tombo, se não melhorar a minha ansiedade.


Fico pensando como um homenzarrão passou pelo estreito vão da cama.


Minha mãe também nos seus últimos anos de vida, caiu muito na rua.


Andava apressadinha e embaralhava as sandálias ou tropeçava nas irregulares calçadas de Cuiabá.


Como é difícil tratar uma ansiedade, causadora de tantos transtornos desagradáveis e danos à saúde.


Cair quando criança é aprendizado. Ela chora sentida, levanta, para de chorar e vai brincar.


Segundo a crendice popular, queda em idoso é uma das três causas de óbito. As outras duas são disenteria e pneumonia.


Vou frear a minha ansiedade, pois pretendo ficar por aqui ainda por muito tempo.


Gabriel Novis Neves

11-04-2024





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.