terça-feira, 23 de abril de 2024

DOAÇÃO


Quando alguém manda alguma guloseima para mim, temos o hábito aqui em casa de dizer que ‘chegou doação’.


As ‘funcionárias’ adoram esse termo, e com alegria recebem os presentinhos e trazem ao meu escritório, todas sorridentes dizendo: ‘hoje temos doação’!


Estamos no terceiro dia da semana, e ganhei doação em três dias consecutivos: atas, melancia, bolinho de polvilho e francisquito.


Antes do almoço, ‘provei’ uma fatia gelada de melancia, uma gostosura só.


Após o almoço duas atas comidas com colher de sobremesa.


No lanche da tarde, um francisquito e um bolinho de polvilho.


À tarde está sem espaço para o picolé.


Faço essas ‘estripulias’ consciente da necessidade do controle de peso, especialmente na idade que me encontro.


Muitas dessas reminiscências pertencem a minha infância e juventude.


A sorveteria do bar do meu pai, fabricava inúmeras variedades de picolé, cada qual mais saboroso que o outro, muitos de frutas naturais.


A minha mãe sempre tinha novidade para a merenda escolar, deixando lembranças, o francisquito.


No interior come-se mais que em cidades grandes, quando os quitutes são menos frequentes.


As donas de casa eram educadas para o lar, quando aprendiam a fazer guloseimas que eram distribuídas pela vizinhança que trocavam gentilezas.


Os vizinhos de antigamente eram considerados parentes, e tratados como tal.


Esse hábito de troca de iguarias com a vizinhança terminou com a vida moderna.


Os moradores dos espigões de concreto mal se conhecem entre si, inviabilizando essas delicadezas.


E as doações desapareceram, levando tudo para o lixão do esquecimento.


A enfermeira da noite chegou e foi logo perguntando sobre a origem da doação em cima da mesa, pois o que vem para mim é para todos nós.


Ela foi ‘experimentar’ um bolinho de polvilho e achou ótimo.


O tempo vai passando nos levando sempre ao passado de boas recordações.


As gerações novas não tem a mínima noção do que seja uma ‘doação’ como do relato acima.


Gabriel Novis Neves

20-03-2024






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.