sexta-feira, 20 de maio de 2022

POETAS DA BOSSA-NOVA


Seus poetas maiores foram Vinícius de Moraes e Tom Jobim.


Eram homens amadurecidos, autores de tantos clássicos da MPB.


“Da garota de Ipanema” indo à praia como toda garota fazia.


Do “Samba do avião”, - estou morrendo de saudade, Rio teu mar, praias sem fim, Rio você foi feito para mim.


Gostava também muito do trabalho musical dos “meninos poetas”, da época em que se faziam versos e músicas, gostosas de serem ouvidas.


Recentemente ouvi vários sucessos do Marcos Vale.


A primeira vez que ouvi falar desse nome, foi por recomendação do meu primo do Rio e já falecido.


As letras e músicas desse então menino, eram cheios de ingenuidade e amor.


Gostoso para se dançar como antigamente.


Bem agarradinhos, quase nem saindo do local do salão, cujo piso era de vidro iluminado.


Como isso se acabou!


Outros “poetinhas” como Menescal, falavam do barquinho que vai e à tardinha cai.


Como fomos perder todas essas belezas musicais e ficarmos prisioneiros das músicas sem encanto ou poesia?


“Samba de verão”, - ela vem sempre tem esse mar no olhar, é emocionante ouvi-lo, assim como “Amando demais”!


“Uma saudade que alegra a gente, uma tristeza cheia de paz, provavelmente ando amando demais”!


“Bananeira”, bananeira, não sei, bananeira, sei lá a bananeira, sei não a maneira de ver, com João Donato.  


“Telefone”, eu já estou desconfiado, que ela me deu o telefone pra mim, Bôscoli.


“Se é tarde me perdoa”, eu cheguei mentindo, eu cheguei partindo, sucesso de Carlos Lira.


“Canção do amanhecer” com música no céu, de Edu Lobo.


Músicas para ouvir e dançar.

Dançar e ouvir.


Tão simples e ingênuas.


Que bom que era antigamente quando esperávamos pelos lançamentos dos discos vinil em 78rpm!


Como tudo acabou não deixando as novas gerações o prazer que sentíamos quando jovens.


Gabriel Novis Neves

06-02-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.