quarta-feira, 4 de maio de 2022

FAZENDA EXPERIMENTAL


Poucos comentam sobre a Fazenda Experimental do Centro de Ciências Agrárias da UFMT em Santo Antônio do Leverger.


O Centro de Ciências Agrárias (CCA) foi criado em 14-11-1974, com os cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola, Zootecnia.


Em 1975 começaram a funcionar os cursos de Agronomia e Engenharia Florestal (no “Casarão”), e iniciada a construção do prédio de Ciências Agrárias no campus universitário, obra inaugurada em 1977 pelo ministro Eduardo Portela.


Em Santo Antônio do Leverger existia uma área de cem hectares pertencentes ao Fomento Agrícola (Ministério da Agricultura), no lugar chamado Lagoa Capão da Bica.


O CCA precisava de um local para desenvolver as suas aulas práticas, pesquisas e promoção da extensão rural, quando fomos informados pelo seu primeiro diretor dessa área.


Autorizei a diretor do CCA, – professor Helmuth Daltro que procurasse o Ministro da Agricultura Alisson Paulinelli, que conhecia nossa universidade da época do curso de tecnólogos para animais de grande porte (Bovinocultura), Administração Rural, e Cooperativismo.


Este aprovou a transferência do terreno e encaminhou para os trâmites burocráticos ao Serviço de Patrimônio da União.


Por sorte nossa a secretária havia morado em Cuiabá, era uma saudosista dos nossos hábitos culturais, sem esquecer do doce de caju em caldas que recebeu aos vidros da reitoria.


Essa área passou a pertencer à UFMT, e o Ministro da Educação Ney Braga, veio na inauguração em 16-05-1975.


A placa comemorativa do evento foi pregada em um tronco de uma árvore da Fazenda.


Foi a primeira e última vez que um Ministro de Estado visitou Santo Antônio.


O prefeito Mário Ribeiro Teixeira nos deu todo o apoio com a abertura de uma “Alameda” ligando o centro da cidade à Fazenda Experimental.


Essa “Alameda” recebeu o nome de Lynaldo Cavalcante de Albuquerque, em reconhecimento ao diretor do MEC que viabilizou com recursos financeiros, o nosso CCA.


A Câmara de Vereadores de Santo Antônio, aprovou o projeto de lei sancionado pelo prefeito, concedendo o título de cidadão de Santo Antônio, ao professor Lynaldo Cavalcante, pelos benefícios à cidade.


O nosso CCA está completando 48 anos, tendo formado excelentes profissionais que muito contribuiu e contribui para o desenvolvimento de Mato Grosso especialmente no setor do agronegócio.


Gabriel Novis Neves

03-05-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.