domingo, 8 de maio de 2022

FILA DE FESTAS


O “Dia das Mães” é celebrado no Brasil no segundo domingo do mês de maio, seguindo o modelo norte-americano.


Nessa ocasião os filhos costumam almoçar na casa das suas mães, ou leva-las para restaurantes ou clubes.


Este ano o aniversário do meu genro caiu no Dia das Mães.


Para resolver esse imbróglio de datas festivas a serem comemoradas, no dia seis foi oferecido na casa da sua filha primogênita, um jantar para o seu pai, ao qual não pude comparecer.


O almoço antecipado do “Dia das Mães” e aniversário do meu genro, foi em minha casa, onde o homenageei e, cantamos os “parabéns” com direito a bolo e soprar velinhas.


Também abraçar a minha filha e netas, mães que moram aqui.  


Nunca esquecendo nessa data da minha neta-mãe, que mora em Portugal.


No domingo, “Dia das Mães”, minha filha em sua casa recebeu as homenagens do marido, filhas, netas, neto e genros.


Estarei ausente por justa causa.


Já é um número razoável de pessoas para uma família de classe média.


Meus dois filhos almoçaram no “Dia das Mães” com as esposas nas casas das suas sogras, as quais desejo felicidades.


A Igreja Católica no Brasil, incorporou essa tradição de se celebrar o “Dia das Mães” em 1947, por iniciativa do então cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.


Na ocasião eu tinha 12 anos de idade e não fui criado com esse hábito que hoje faz parte do nosso calendário de comemorações.


Passei a festejar esse dia depois que retornei do Rio de Janeiro com mulher e, posteriormente com filhos e bisnetos.


Sempre entendi que todos os dias são dias das nossas mães.


São elas as nossas orientadoras desde o nosso nascimento.


“Dia das Mães”, é uma data familiar que marca a união da família.


A data foi transformada em sucesso comercial, disputando com o Natal a primazia em vendas.


Disse um comerciante que quando a venda é boa no “Dia das Mães”, o ano vai bem.


Todo filho doutrinado pela mídia, se vê na obrigação de comprar, pelo menos, uma lembrancinha para a sua mãe, quando na verdade ela precisa de amor e compreensão.


E a roda de vendas engloba todo o comércio, nos seus mais diferentes segmentos.


Assim é o segundo domingo do mês de maio em alguns países, e no Brasil há 75 anos.


Gabriel Novis Neves

08-05-2022




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.