domingo, 5 de novembro de 2023

DESCANSO AOS DOMINGOS


Aprendi com meus saudosos pais que ‘os domingos são dias para descansar’. Tenho comigo que tal ensinamento lhes veio da Igreja.


Certas profissões, dado que prestadoras de ‘serviços essenciais, ’ patenteiam exceção. Daí trabalham aos domingos e aos feriados nacionais e religiosos.


Depois de ingressar na Faculdade de Medicina, compreendi que todos os dias evocam o mesmo sentido para o médico.


Ao retornar à minha terra natal, só me dei o luxo do descanso após a minha aposentadoria. Ainda assim, não de todo.


Aos domingos, já não desfruto do almoço em família. Por imposição de problemas trabalhistas, nosso encontro passou a ocorrer aos sábados.  


A CLT — Consolidação das Leis do Trabalho — faculta folga aos domingos para servidores e funcionários, feita exceção ao pessoal que presta ‘serviços essenciais’.


Em meio a outros, nisso se encaixam médicos, plantonistas de hospitais, cuidadores de idosos, policiais, bombeiros, pessoal do transporte aéreo, naval e terrestre.


O domingo veio a ser, ao menos para mim, um dia quase normal, com esta vantagem: ele me priva do barulhão das ruas. Ah, também me premia com o futebol, que tem o dom de deliciar essas tardes nobres.


Assinalo que o almoço de domingo me é diferenciado: o prato é montado pela ‘cuidadora’ de plantão, com os quitutes colhidos na véspera.


A bem-dizer, um dia raro para aprimorar as crônicas, tão instigadoras para mim nesta quadra da vida.


Vejo-me impossibilitado de sair de casa, em razão da artrose dos joelhos, somada à disautonomia. Tudo se agrava pelo calor sufocante de 40 graus, com sensação térmica de 48. Impossível me deslocar a algum lugar.


A meu sentir, ‘caiu como a sopa no mel’ o dia de domingo em minha idade avançada. Veio muito a caráter para ler matérias mais descontraídas, não desprezados os temas que imprimem mais seriedade.


Em acréscimo, é o maior tempo de que disponho para redigir meus textos, que me embalam de encanto o cotidiano.


Em suma, o domingo encarta um misto de tranquilidade e de fascínio, convite a enfrentar a segunda-feira com leveza.


Ao menos, esta não me respinga aquele ar um tanto carrancudo, que descompensa a vida da maioria dos mortais.


Não nego: o domingo se faz ideal para poder selecionar as crônicas da semana, emprestando a elas a última revisão. E o editor agradece.


Aliás, atenção ainda mais cuidada eu direciono à de domingo, por saber que meus leitores, no agasalho do seu lar, poderão curti-la com carinho de longe maior.


Gabriel Novis Neves

15-10-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.