Foi na realidade um trabalho notável e abnegado dos historiadores e estudiosos mato-grossenses que ao longo de tanto tempo, apesar de todas as dificuldades de pesquisa, mantiveram o interesse pelos estudos regionais.
Relevantes serviços nesse período heroico prestou o Instituto Histórico de Mato Grosso, cuja revista, após um hiato de vinte anos, voltou a ser publicada graças aos esforços do Dr.Luís Philippe Pereira Leite.
Merecem serem citados para a realização dessa pesquisa:
- Domingos Lourenço Araújo, Notícia 3ª Prática, de 03-11-1730, História das Bandeiras Paulistas, Tomo III, 2ª edição, página 151.
- Documento existente no Arquivo Histórico Ultramarino, de Lisboa.
- Filipe José Nogueira Coelho, - Memórias cronológicas da Capitania de Mato Grosso, Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tomo 13, segunda edição, 1872, pág.150.
- Barão de Melgaço – Apontamentos Cronológicos da Província de Mato Grosso, Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, volume 295, pág. 250.
- Gilberto Freyre – Contribuição para uma Sociologia da Biografia – O exemplo de Luiz de Albuquerque, governador de Mato Grosso no fim do século XVIII, v. 1, Lisboa, 1968, pág.117.
Esta obra cresce de importância quando se sabe que, posteriormente à sua publicação, grande parte da documentação estudada perdeu-se num incêndio ocorrido no arquivo da Casa da Insua.
- Joaquim da Costa Siqueira - Compêndio Histórico Cronológico das Notícia do Cuiabá, Repartição da Capitania de Mato Grosso, desde o ano de 1778 até o fim do ano de 1817, Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, t. 13, segunda edição 1872, pág. 91.
- Luís d´Alincourt – Resultado do Trabalhos e Indagações Estatísticas da Província de Mato Grosso, Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol. VIII (1880-1881), págs. 81,55,60,41.
- Carlos Francisco Moura – O ensino em Mato Grosso no Século XVIII e Início do XIX (Instrução Pública- Ensino de Engenharia A Aula de Anatomia e Cirurgia de Vila Bela – Estudos Militares – Os Estudos Menores de Vila Bela – Mato-grossenses na Universidade de Coimbra.
- Humberto Marcílio – História do Ensino em Mato Grosso, Secretaria da Educação, Cultura e Saúde de Mato Grosso, Cuiabá, 1963, págs. 29/30/1.
A escola de medicina da nossa universidade federal com sede em Cuiabá, está contemplando 43 anos de funcionamento.
Reproduzi em cinco capítulos o trabalho do pesquisador Carlos Francisco Moura, sobre “Os Primeiros Médicos e Cirurgiões de Mato Grosso” e “A Aula de Anatomia e Cirurgia de Vila Bela, em 1808”.
Foi a forma que encontrei de homenagear os alunos e professores da nossa querida escola de medicina.
Gabriel Novis Neves
23-06-2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.