quarta-feira, 5 de julho de 2023

ANOS DECISIVOS DA MINHA VIDA PRODUTIVA E LONGEVA


Hoje é dia do meu aniversário.


Estou completando oitenta e oito anos e encerrando o décimo segundo capítulo dessa breve viajem comemorando e rememorando alguns anos que foram decisivos em minha vida.


Todos os oitenta e oito anos foram decisivos para mim.


Embora possua uma bela memória para me ajudar, selecionei apenas mínimas passagens, pois não tenho formação acadêmica para ser Memorialista, como o jornalista e escritor Ruy Castro, que muito admiro.


Após o 6 de abril de 2006, com a morte da Regina, minha mulher, mãe de meus três filhos, os anos ficaram diferentes e já se foram dezessete anos.


Os anos decisivos desapareceram da minha vida.


Os anos foram se sucedendo com mais coisas boas e alguns probleminhas da idade avançada, que espero que avance mais um pouquinho.


Dos seis netos (cinco mulheres), assisti à colação de grau das cinco, e em dezembro a do último e único neto (bacharel em Direito).


São advogados, administrador e médica da sexta-geração dos médicos Novis Neves de Cuiabá.


Assisti também ao casamento de três netas em Cuiabá.


Acompanhei ao nascimento de três bisnetos em Cuiabá e outro em Portugal.


Em outubro já está marcado o casamento da minha neta Fernanda, e com certeza, no final do ano que vem da minha última neta Natalia.


Tenho ainda muita emoção programada a ser vivida e eu quero estar presente.


Vivo dias felizes por conseguir verificar que ajudei Regina a construir esta bela família, unida e impregnada de valores humanos e morais, na religião católica, todos trabalhando com ética.


Aposentado da minha profissão de médico, enquanto espero o crescimento dos netos e a chegada dos bisnetos, vou me distraindo com o “brinquedo que ganhei” do Dr. João Cunha no “Dia das Crianças”, em outubro de 2009.


É o meu blog “bar-do-bugre.blogspot.com”, onde publico as minhas crônicas diárias.


Desde que foi fundado o blog bar-do-bugre nossa equipe é a mesma, não remunerada.


Sem ela não teria condições de ter publicado no nosso jornal eletrônico mais de três mil crônicas, o que daria para imprimir trinta livros.


Escrevo e envio o texto para nossa revisora Cristina Meirelles.


Esta me devolve.


Releio e envio com a data da publicação ao nosso editor para apreciação, correção, publicação e a parte de artes gráficas, mais apreciadas que os textos.


Os comentários dos leitores, envio ao editor (Dr. João Cunha) para que ele tenha um feedback.


Minha coluna mais lida é a que publicava aos domingos – “Os Pitorescos”.


As que menos interessam e despertam atenção são sobre futebol e política, que dificilmente escrevo.


Envio pelas “Listas de transmissão” em grupos de até 250 pessoas e eu tenho três grupos de amigos.


Graças ao recebimento persistente dessas crônicas sou da “Academia Brasileira de Médicos Escritores – 1987-2023 (ABRAMES), Rio de Janeiro.


Minha paixão são as minhas duas bisnetas e dois bisnetos.


Aos sábados, quando elas têm folga, vem almoçar comigo, contam uma série de novidades e me ensinam outras.


São minha fonte permanente de inspiração e vontade de viver mais.


Hoje com certeza todos virão à tardinha cantar os “parabéns para você” e soprar as velinhas do bolo com o número 88 e furar os balões da decoração da sala.


No dia oito, sábado, virão para o almoço atrasado da festa do meu aniversário.


Gabriel Novis Neves

06-07-2023




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.