terça-feira, 29 de junho de 2021

TECNOLOGIA


Semana passada tive duas surpresas: uma quando comprava por telefone remédios de uma grande rede de farmácias, com quatro lojas em Cuiabá; outra quando consultei meu banco em busca de algumas informações, via celular.


A atendente da farmácia me disse que iria consultar a rede, para confirmar se havia o remédio que eu solicitara.


Imaginei que estava sendo atendido pela farmácia central, e estranhei, pois na central geralmente não faltava nada. Ao indagar sobre isso veio à explicação dos tempos modernos: - não trabalho na farmácia, e sim, em casa – me disse a atendente.


Comentei o ocorrido com o boy que mais tarde veio me entregar o produto que havia comprado. Ele me disse que as funcionárias que atendem aos pedidos via telefone são muitas e que trabalham em casa. E acrescentou que não conhece nenhuma delas.


Sorrindo com um ar maroto, ainda falou para este velho pré-informática: - Esse trabalho é conhecido como Home Office!


Precisei de informações do meu Banco. Desde que surgiu a pandemia deixei de frequentá-lo.


Até então, uma vez por semana, procurava esse serviço em busca de orientação e ajuda para resolver meus problemas de pagamentos de boletos, sacar dinheiro no Caixa Eletrônico e outros.


Conhecia pelo nome todos os funcionários. Nos tornamos amigos. Falava sempre com eles pelo telefone fixo ou via Wattsapp.


Telefonei para minha gerente para resolver uma norma do Banco Central. Ela ficou de me dar o retorno nas primeiras horas da tarde.


De acordo com o combinado, uma funcionária me ligou na hora prevista – a gerente teve que atender um cliente em casa.


Relatei o meu problema. Pelo fixo falava com a funcionária do Banco e pelo celular ela ia me ensinando, passo a passo para responder pelo aplicativo ao solicitado pelo Banco Central.


Findo o motivo da consulta, fiquei contente com a metodologia e paciência de quem me orientava.


Pedi outros favores como me ensinar a trabalhar com o PIX, verificar se tinham boletos depositados em conta, e outras coisinhas mais.


Satisfeito com o atendimento falei que não a conhecia do Banco!


- Doutor, ela respondeu, eu sou funcionária do Banco, mas sempre trabalhei em casa.


Já existem empresas no mundo onde você faz as compras on-line e paga tudo no cartão.


Com a pandemia, surgiu um novo tipo de funcionário que são os invisíveis ou home office, do atendimento remoto ou trabalho a distância.


Gabriel Novis Neves

31-05-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.