quarta-feira, 30 de junho de 2021

MÊS DE JULHO

 

Está chegando o mês de julho, de São Benedito – o Santo protetor dos pobres.


É mês também de Nossa Senhora de Santana - padroeira das mulheres casadas, especialmente as grávidas, (tornando seus partos rápidos e bem sucedidos), das viúvas, dos navegantes e marceneiros.


Julho dos inúmeros aniversários da família, e - porque não? - de um gostoso friozinho curto e rápido.


O Santo Negro, como é conhecido São Benedito, é comemorado no primeiro domingo do mês.


Este ano a festa será no dia 4 de julho, precedida de três missas de madrugada, rezadas em frente à igreja do Rosário.


São antecedidas de lavagens das escadarias da igreja, feitas pelos membros da Congregação.


Essa festa religiosa, como as demais, tem Rei e Rainha.


As comemorações são em tempo integral, com missa, chá com bolo, reza e procissão no seu encerramento.


Tudo realizado por devotos do santo.


Fogos de artifícios, banda de música e coisas gostosas das barraquinhas são vendidas para ajudar a paróquia.


Este ano, a festa do primeiro domingo do mês cai no aniversário da minha mulher. Logo a seguir é o meu, que fica na conta do São Benedito "atrasado".


É da nossa cultura oferecer presentes aos aniversariantes. Imagino a luta que terei que enfrentar com os meus filhos e netos para convencê-los a mudar este hábito centenário.


Bens materiais, já passou do tempo de recebê-los; e o carinho, amor e gratidão deles recebo diariamente.


Vivo os tempos do descobrimento do sorriso sem segundas intenções, do afago carinhoso que aperta meu dilacerado coração, cheio de "engenhocas" para evitar que ele pare de funcionar.


Do olhar penetrante impregnado de bondades, e até do choro saudável.


Hoje cedo estava pensando que daqui há 79 anos, todos os meus bisnetos, estarão vivendo no ano três mil.


Viver no século vinte e dois é o impossível para mim e uma certeza para os meus bisnetos.


Nasci na primeira metade do século vinte, e o meu sonho é avançar, até pelo menos aos arredores do meu centenário neste conturbado século que vivemos.


Este é o presente que gostaria de receber lá do Alto, pois, assim terei uma melhor noção do meu desempenho neste planeta.


E viva São Benedito e Nossa Senhora de Santana.


Gabriel Novis Neves

20-06-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.