segunda-feira, 28 de junho de 2021

SOSSEGO


Mesmo com o distanciamento social e prisioneiros na gaiola, somos atingidos pelo telefone e obrigados a ouvir propostas as mais indecorosas.


Tenho o celular que sempre me acompanha pela casa, mais não sei por que os inoportunos nos procuram sempre pelo telefone fixo, quase sem utilidade para mim.


Você é obrigado a se deslocar para atender ao chamado, muitas das vezes.


Colegas me dizem que quando o fixo chama, geralmente suspendem o gancho e abaixam imediatamente desligando o aparelho.


Quantas vezes é um robô do outro lado da linha!?


As ofertas de serviços são as mais hilariantes possíveis, indo de oferecimento de empregos até seguro de serviços para o apartamento onde moro.


Que saudades do velho trote, que caiu em desuso com a modernidade!


Era tão bom! Certa ocasião, ainda estudante no Rio de Janeiro, um querido colega de pensão passou semanas conversando com uma moça, se passando como argentino.


Estrangeiro sempre teve muito valor em nossa terra, talvez cicatriz da escravidão e do período colonial.


Ele se passava como Juan, ela era Wilma. Marcou um encontro, em um sábado na Rua Paissandu, esquina com Marquês de Abrantes.


Combinaram o horário e cor da roupa do encontro. Tinha tudo para dar certo, mas, a vida é feita de detalhes.


- Você é Wilma?


-Eu sou Juan.


Isso com perfeito sotaque portenho.


A moça encantada com seu futuro companheiro, belo e jovem rapaz, fisgou o detalhe, e nas camisas antigas era costume bordar no bolso à esquerda, o nome do usuário!


Respondeu ao cumprimento de apresentação e disse secamente com ar de profunda decepção:


“- Você é Ney”.


Estava encerrada nesse momento uma aventura que não suportou ao primeiro encontro.


Ao chegar em casa, meu colega de pensão relatou a todo o grupo a desventura por que passou.


Eles já estavam se amando com sinceridade impossível de suportar uma mentira.


Voltando ao meu desconforto com os chamados no telefone fixo, hoje tive que ouvir como se compra uma sepultura, com direito ao velório na Capela, ou cremação, e seguro total de assistência em meu apartamento.


Neste momento atendo um eficiente “faz tudo” nos serviços caseiros. Acaba de arrumar um dos pés da minha cama e tenta desentupir a pia de um quarto com banheiro, privativo da minha enfermeira atual.


Tudo resolvido, irá comprar a peça para meu candelabro.


Espero ter sossego para assistir pela TV aos jogos da Copa América, na Arena Pantanal.


Gabriel Novis Neves

21-06-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.