segunda-feira, 3 de maio de 2021

PESSOAS CENTENÁRIAS

Tinha, e tenho, tantos desejos na vida, que muitos ainda não consegui realizar. Mas não perco as esperanças de um dia os concretizar.

Aos setenta e três anos fui até Campo-Grande (MS), para abraçar o primeiro amigo que completava cem anos de vida.

Era pai da Soninha, nossa colega da UFMT, que ofereceu um almoço em comemoração àquela data festiva.

Fiquei o tempo todo como que filmando os momentos felizes e inesquecíveis daquela data.

O segundo almoço centenário foi do nosso querido professor Ditão de Figueiredo, aqui em Cuiabá.

Conversamos por longo tempo. Ele estava totalmente lúcido, embora cego.

Perguntou sobre o Botafogo, seu time do coração e me deu a última aula, sem antes recordar dos tempos de professor da UFMT.

Hoje, a expectativa de vida aumentou e é comum encontrar pessoas centenárias como o pai da minha atendente na farmácia, que está com cento e quatro anos e no quinto casamento.

Dia primeiro de maio, Dona Maria Benedita, viúva do Dr. Paraná de prole numerosa, mãe do Dante (seu filho mais conhecido), foi à missa agradecer por essa saúde de ferro, que inclusive venceu a Covid-19!

Lúcida, lidera uma prole enorme e é consultada sobre as decisões da família.

Fui médico de sua filha Yolanda, do Ulysses, e neta.  O primeiro bisneto dos Oliveira foi o Victor, e três das suas bisnetas nasceram comigo, filhas da Maria Cláudia, e da Gabriela do Gordo.

São as três Marias, Maria Carolina, Maria Gabriela e Maria Luiza.

Tenho a sensação que pertenço à família, onde todos me chamam de tio, numa homenagem ao velho parteiro de Cuiabá.

Os velhos sofrem menos que os jovens, porque vivem com mais cuidado.

A minha família é de longevos, mas não temos ainda pessoas centenárias.

Édio Lotufo, casado com a minha irmã Yara, com noventa e três anos é o mais forte candidato, correndo por fora vou eu com oitenta e seis anos.

Estou animado com a performance dos meus neurônios e o carinho da minha família para alcançar essa meta.

Parabéns Dona Maria Benedita, muitos anos de vida saudável, ícone da mulher cuiabana!

Receba o convite para minha festa centenária, que será comemorada sem o perigo do vírus que mata, onde abraços e beijos serão os presentes mais saudáveis que receberei.

Enquanto espero o tempo passar quero aprender com os mais velhos o caminho da longevidade.


Gabriel Novis Neves

03-05-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.