quinta-feira, 27 de maio de 2021

ATESTADO MÉDICO


Conheço atestado médico desde que me conheço por gente. 


Para frequentar as aulas da Escola Modelo Barão de Melgaço, onde fui alfabetizado, até entrar no difícil vestibular de medicina da Praia Vermelha no Rio de Janeiro, sempre precisei do atestado médico.


Para cumprir minha obrigação com a pátria brasileira, no Centro Profissional dos Oficiais da Reserva (CPOR), ser efetivado nos concursos públicos em que fui aprovado, o atestado médico era indispensável!


Por trinta anos exerci muitas funções públicas de relevância, tanto em âmbito estadual como federal – aí nunca me foi exigido o atestado médico!


Como médico atuante por mais de cinquenta anos, atendendo solicitações justas dos meus clientes, forneci centenas deles, sem ônus aos mesmos.


Uma minoria tem o hábito de cobrar por esta declaração.


Nos tempos modernos a consulta é dada pelo celular à distância, com seus devidos honorários pagos pelo PIX do cliente.


Acabou aquele ensinamento da anamnese e exame clínico bem feito, quando oitenta por cento da hipótese diagnóstica, muitas vezes sem o apoio dos exames laboratoriais, eram acertadas.


Nos tempos modernos se um paciente for a um especialista (não existem mais médicos generalistas) e sair da consulta sem o pedido de nenhum exame complementar, esse médico é mal avaliado pelo seu cliente, e o infeliz logo procura um que lhe peça quilos de exames.


Com a pandemia,  em um país onde há falta de vacinas para Covid19, os atestados médicos foram ressuscitados, mais sofisticados, inclusive, com o número do Código Internacional das Doenças (CID)!


O pobre necessitado dessa vacina se não tiver um atestado médico, dificilmente conseguiria essa façanha, apenas possível em alguns micros municípios deste enorme Brasil!


Se a gente pode dificultar a vacinação em massa, quando as vacinas chegarem, porque não complicar?


Tenho fornecido muitos atestados à pessoas pobres que precisam se vacinar mas que não encontram quem forneça os famosos e burocráticos atestados.


Penso às vezes que os benefícios da modernidade, e são inúmeros, premiam os mais favorecidos social e economicamente.


Que a pandemia limpe a pesada máquina burocrática que tão mal faz aos brasileiros, especialmente aos mais pobres!


Gabriel Novis Neves

26-05-2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.