terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

A VELOCIDADE TECNOLÓGICA


Do outro lado do mundo, minha filha — pelo celular — comentou comigo sobre um horrível crime ocorrido em importante cidade do nosso nortão.


Curiosamente, no dia seguinte pela manhã, fui informado dessa chacina pela enfermeira que me atende.


No almoço, a cozinheira me fotografou levando o garfo com comida à boca. Por estar distraído com o noticiário da TV, nem havia percebido. 


Ela enviou a foto do almoço à minha filha. De imediato, veio a resposta.


Vivemos em promiscuidade — aqui, no bom sentido — com as distâncias no tal mundo globalizado. 


E pensar quanto por aqui sofremos com o isolamento de nossa cidade em relação ao resto do mundo!


Foram dezenas de anos em que era bem mais fácil nosso comércio ser abastecido por produtos europeus do que por brasileiros. Dá pra entender?!


Ainda em menino, vendia biscoitos, chocolates e até queijos do velho continente no bar do meu pai. Isso a despeito da dificuldade dos transportes. Basicamente, era por via fluvial.


A velocidade com que chegamos à comunicação por telefonia móvel, como foi sensacional!


O triste e injustificável crime cometido ao norte do nosso Estado, e a foto registrada no meu almoço, num instante atinge qualquer ponto do universo.


Como me esquecer disto: a notícia da ‘Independência do Brasil’ demorou quatro meses para chegar a nossa capital.


A notícia da ‘Retomada de Corumbá’, quase dois meses depois, foi divulgada em nossa capital.


Quando criada a diocese de Chapada dos Guimarães, sua área de 140 mil km2 girava em torno de um sétimo da extensão do atual Mato Grosso.


Ficava tão longe, que a bula papal da criação tardava a chegar. Só um ano depois, em 1941, chegou-nos uma cópia…


Não ignoro que todos os setores da atividade humana passaram por um acelerado desenvolvimento nas últimas décadas. 


Mas nada, nada mesmo, pode ser comparado ao setor da comunicação. Verdadeiros ‘impérios’ foram construídos no mundo todo.


Não é por acaso que, aqui no Brasil, a comunicação é tida como o ‘quarto poder da República’.


Em rápidas pinceladas, esse o modo como foi edificado o mundo global, que nos deixa de queixo na mão!


Gabriel Novis Neves

28-2-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.