domingo, 29 de setembro de 2024

FOTO ANTIGA


Em dezembro de 1950 concluí o antigo ginásio no colégio dos padres salesianos.


Para comemorar o ato foi realizada uma missa festiva, com a presença de autoridades civis, militares, eclesiásticas, professores e familiares dos formandos.


Após à missa, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, foi tirada uma foto nas escadarias da igreja para o campo de futebol.


Era o lugar que os alunos, divididos em grupos de trinta, entravam antes das aulas para assistirem à Santa Missa.


Revendo essa foto histórica após 74 anos, tenho dificuldades de identificar algum colega, autoridade ou familiar vivo.


Tenho uma sensação ruim por não saber o paradeiro de poucos.


A maioria vive há tempos no plano espiritual.


Dos 5 futuros médicos da foto, com certeza só eu permaneço entre os vivos.


Eu pergunto por que a gente tira fotos do ‘grupo na conclusão do ginásio’, faz ‘álbum de fotografias no término do curso superior’, ou ‘equipes de trabalho em hospitais’?


Eu tenho o registro desses três eventos, e o mais recente está com 62 anos.


Guardo centenas de fotos da minha vida, quando fotografar era difícil.


Agora com as facilidades que o celular nos oferece, tenho pasta de fotos no computador.


Por que rever essas fotos que nos transmitem momentos felizes, e tristeza profunda com a lembrança de pessoas queridas.


Como alguém se sentirá sendo o último remanescente de uma foto tirada em 1950, reunindo 30 alunos do ginásio em Cuiabá?


Como terá sido, anos depois, observar casualmente a foto, e constatar que a maioria daqueles colegas já desapareceu, e passar a acompanhar a partida dos demais? 


Como convencer os ‘estudantes do ensino ginasial, superior e médicos’, a comparecerem a determinado endereço em dia tal, às 9 da manhã, em que todos estão em atividades e nenhum deles em condições de abandonar os seus postos para tirarem uma foto atualizada?


Os moços de 1950, estarão muito mais velhos.


Inúmeros deles não se viam havia décadas, e tinham muito que se abraçar e conversar.


Como fazer com que ficassem quietos para a foto histórica?


Mas a foto saiu e lá está, um ‘grupo de jovens’.


Gabriel Novis Neves

23-09-2024






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.