domingo, 20 de dezembro de 2009

A farra na Dinamarca

Não é possível que uns discursos, num palco de egocentrismo, irão resolver os danos causados pelo homem à Natureza.

À distância eu acompanho a folia naquele lado do mundo!

Quase mil manifestantes foram presos. Alguns políticos chegam, falam, ou não, e retornam aos seus países de origem. A maioria fica até o final da festa para marcar presença.

Nada mais politicamente correto para alguns esta viagem à Copenhague - enriquecem seus currículos para efeitos políticos e eleitoreiros. Até mesmo os usuários contumazes de moto serras estão presentes no evento.

O pior é que são os destruidores da Natureza que estão no comandando do espetáculo - exigindo cada vez mais sacrifícios dos países pobres. Muitos dos temas apresentados, como o degelo da calota ártica, não merecem credibilidade científica.

Os principais responsáveis pelo aquecimento da Terra e o desmatamento do planeta, com a maior cara de pau estão lá - fantasiados de anjinhos protetores do meio ambiente.

No final sobrarão fotos extravagantes da região das geleiras, presentes exóticos e a consagração universal - na visão deles.

Lembra-me o ECO-RIO. De prático, daquele mega evento, só ficou para a nossa lembrança: a miséria do Rio com as suas favelas; o policiamento ostensivo nas ruas - com armas de calibre de guerra - e as belezas da natureza - que o homem ainda não conseguiu destruir.

Ficou tudo no blá-blá-blá. No nosso Mato Grosso: do Pantanal, após a divisão do Estado, restou pouco para nós; o Cerrado se transformou em uma enorme fazenda de grãos e gados; a floresta Amazônica está desaparecendo.

Perdemos a guerra da ocupação racional do nosso espaço aqui em Mato Grosso. O resultado é que o maior programa social que temos são as estradas para escoamentos dos nossos produtos agrícolas.

Não é pessimismo o que escrevi, e sim, a descrição da herança que deixaremos aos nossos filhos.

Gabriel Novis Neves
Cuiabá, MT 14 de dezembro de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.