quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

EXPOSIÇÃO

Quem caminhou pelas principais ruas e avenidas do bairro mais charmoso de Cuiabá, e com o maior PIB político, foi surpreendido pela originalidade da sua decoração. Fez-me lembrar muito de um carnaval que o Joãozinho Trinta fez para a escola de samba Beija Flor de Nilópolis, se não estou enganado em mil novecentos e oitenta e nove no sambódromo do Rio. O enredo era: “Ratos e urubus, larguem a minha fantasia”.

Foi um espetáculo que marcou o carnaval no Rio - sempre um desfile de riquezas. Joãozinho mostrou as misérias sociais: menor no tráfico de drogas, a banalização do crime, as conseqüências da corrupção, a praga da impunidade e o comércio do corpo. Ele sintetizou todos estes problemas no carro alegórico dos mendigos. A imagem do Cristo Redentor veio envolvida em um plástico negro. Esse carnaval ficou conhecido como o carnaval dos mendigos.

Cuiabá, ou melhor, o meu bairro, tinha hoje esse aspecto. Sacos e mais sacos de lixo empilhados pelas ruas. Pelos sacos de plástico transparente dava para perceber parte do seu conteúdo: restos de comida, latinhas da redondinha, sandália velha, caixa vazia de medicamentos, e até papel higiênico e bem usado vi. Nos sacos escuros ficou a minha imaginação. O efeito visual era de uma exposição de vanguarda de sacos de lixo. Como não existia nenhuma placa indicando o responsável por tamanha beleza estética, todos que por ali passavam falavam mal do Prefeito.

Cuiabá precisa com urgência de placas para evitar mal entendidos! A maioria das pessoas se revoltou com a exposição dos lixões, menos eu, um profundo conhecedor do lixo social da minha cidade. Não entenderam a modernidade lançada, mostrando aos ricos todo o simbolismo social que o Joãozinho fez no carnaval.

O próprio Presidente, que conhece o Brasil como ninguém, afirma que o povo brasileiro está na merda e é aplaudido. Porque não podemos ver a merda que é Cuiabá, que é Mato Grosso e que é o Brasil? Responsáveis por esta situação? Todos nós! Não vamos gastar dinheiro em pesquisas, nem contratar detetives.

Prefiro os sacos de lixos pelas calçadas, aos sacos escuros onde se escondem os nossos candidatos. Ratos e urubus deixem o nosso Brasil com os mendigos!

Larguem a fantasia da hipocrisia!

Gabriel Novis Neves
29/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.