domingo, 5 de maio de 2024

CIRCO EM CUIABÁ


Meu pai era um homem bastante antissocial.


Dificilmente saía às ruas para passear com seus filhos.


Quando eu nasci ele tinha quarenta anos de idade, e a expectativa de vida era de cinquenta.


Fui criado por um idoso, e quando me entendi por gente, tinha horror de ficar órfão.


Era o mais velho de oito irmãos, sendo cinco meninas e quatro meninos.


Quando nasceu a minha irmã caçula eu cursava o primeiro ano de Medicina, no Rio de Janeiro.


Fui criado afastado dos meus irmãos menores, sendo padrinho de batismo do caçula dos meninos, quinze anos mais moço que eu.


Passeio que me lembro que o meu pai fez comigo, foi de acompanhá-lo até o Porto, na Agência Migueis.


Ia saber notícias das suas encomendas para o bar, que chegavam pelo rio Cuiabá.


O pequeno ônibus que nos transportava era de assentos de madeira horizontais, com poucos lugares para passageiros e sem janelas.


Do lado esquerdo do motorista, uma buzina manual que espantava animais no trajeto do ônibus.


Como eu era muito matuto, em 1952 meu pai me levou de avião ao Rio de Janeiro, para conhecer a ‘cidade grande’ onde iria estudar em 1953.


Mas quando criança ele me levou aos espetáculos de Circo que sempre estavam por aqui.


Meu pai de terno, gravata e chapéu londrino, não perdia exibições do Circo na década de quarenta, segurando firme em minha mão, para não me perder na multidão.


Corria boato na cidade que os Circos roubavam crianças.


Comprava um camarote privilegiado onde se podia apreciar com nitidez todas as acrobacias: globo da morte, piruetas de trapezistas, jaula dos leões e os maravilhosos palhaços.


Papai gostava de touradas no Campo do Ourique, circo e teatro.


Assistiu à peça de autoria de Joracy Camargo — ‘Deus lhe pague’ — pelo ator Procópio Ferreira no Cine-Teatro-Cuiabá!


O circo é maravilhoso para a educação das crianças, e alegria para elas e adultos.


Cuiabá está hospedando uma grande empresa circense, em lugar privilegiado.


Tenho insistido com as minhas netas, para levar meus bisnetos às fantasias do circo.


O circo é uma grande aula da vida como ela é.


Gabriel Novis Neves

02-05-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.