segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PRIMEIRA SEGUNDA


Segunda-feira é um dia que não tem muitos simpatizantes. Agora, quando a segunda-feira coincide com o primeiro dia útil do ano, aí é angustiante e surpreendente.
Faço consultório pela manhã todas as segundas, quartas e sextas feiras. Saí de casa para o trabalho no horário habitual nesta primeira segundona de 2012, e logo achei o aspecto da cidade estranho.
Quase não vi gente pelas ruas. O movimento de veículos era baixíssimo. A cidade estava silenciosa. Literalmente abandonada.
Chego ao hospital. O estacionamento, que habitualmente é sempre lotado, nesta segunda-feira encontrava-se praticamente vazio.
No trajeto até ao meu consultório, não encontrei viva alma. Até a cantina do hospital estava às moscas, assim como a sala de espera do meu consultório.
Os outros consultórios estavam fechados, pois os meus colegas necessitam de férias reparadoras. A maioria escolheu o Rio de Janeiro com as suas praias famosas: Angra dos Reis, Búzios, Mangaratiba e tantas outras criadas pela generosidade da natureza.
Santa Catarina e Rio Grande do Sul são Estados também muito procurados pelos novos mato-grossenses - especialmente os de chapa branca.
Para quem gosta de praia com chuva foi uma decisão acertada.
O Nordeste, com os seus resorts maravilhosos, foi o local preferido para o pessoal com muito dinheiro, segundo o Jornal Nacional.
Deixei o meu material de trabalho em cima da mesa do consultório e avisei à minha enfermeira que iria ao laboratório de patologia.
Embora soubesse do resultado da minha cirurgia, gostaria de ter o laudo em mãos visando o futuro, pois esse bichinho que me atacou costuma voltar.
Encontrei uma patologista da cota de sacrifício. Os outros estavam tomando chuva em algum lugar de férias.
A conversa com a patologista, para a primeira segundona do ano, foi maravilhosa. Ao me entregar o resultado da microscopia da lesão extirpada da asa do meu nariz, ela me disse:
      - Você é sortudo. Foi atacado pelo menos virulento dos bichinhos causadores do câncer da pele.
 Agradeci comovido o esclarecimento da minha colega. Passei pelo Pronto Atendimento - não confundir com as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento e Assistência Social) do governo federal - e o número de pacientes era também diferente do habitual. Quase zero.
Retorno ao meu consultório e a minha enfermeira me informa que a paciente da primeira consulta marcada havia telefonado remarcando para outro dia.
A primeira segunda-feira de 2012 foi um ponto facultativo motivado pelas circunstâncias. Não deixa de ser um ato de protesto civil pela inutilidade de se trabalhar nestes primeiros meses para cobrir as despesas das férias dos poderosos.
Este primeiro dia útil do ano nos dá uma dimensão de como será o restante do ano. O comércio já começou a reclamar, pois este ano bateremos o recorde de feriados.
Imaginem na Copa do Mundo...

Gabriel Novis Neves
03-01-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.